Gestos em comum : caderno de proposições artísticas em cerâmica
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Data
2022Autor
Lima, Anna Elisa Vigiano
Fukuda, Caroline Aimi Ueda
Santos, Flávia Bührer dos
Catucci, Isabelle
Machado, Jenifer Neliane
D'amico, Maria Angélica Simões
Schneider, Pedro Ottmar Benitez
Souza, Talisamara da Costa
Pauli, Dayane Rocha de, 1984-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Tendo como foco o ensino e a prática da cerâmica artística, em um espaço de ateliê coletivo, estes encontros permitiram-nos repensar os modos de fazer e de interpretar as ações. A decisão conjunta do grupo de realizar um caderno de proposições surge da conscientização da importância do fazer, tão presente na aprendizagem do ofício técnico da cerâmica. Do mesmo modo, nasce do cruzamento de assuntos cotidianos, que ocorrem nas conversas de roda, nos cafés, ao mencionarmos a nossa vontade de incentivarmos a leitura, de andarmos mais de bicicleta, de promovermos as diversas formas de cultivo e cuidado(das bactérias, fungos, alimentos, plantas, animais), ou, ainda, nos relatos das experiências como docentes e artistas. Estas e outras narrativas foram sendo compartilhadas enquanto modelávamos as peças em cerâmica, reiterando a vontade de comunicar a amplitude dos modos de fazer, que, de fato, não se restringem à repetição mecânica de um gesto técnico. Ao construir objetos, peças e propostas a partir da argila, entramos em contato com um vetor de potência, o da própria terra. Enquanto elemento ativo, quando manipulamos a terra, percebemos como ela reage às temperaturas, modifica as suas cores, neutraliza a nossa energia, em um ir e vir entre o pensamento microscópico e o macroscópico, atuando como elemento catalisador da própria vida. As proposições foram elaboradas a partir de exercícios, de leituras, das dinâmicas, da produção e das discussões sobre os eixos tematicos, organizados com o auxilio de cartografias, em uma metodologia que procura localizar os tracos e as linhas de forca indicativas dos pensamentos, das memorias e dos trajetos relacionados durante este processo. Os nossos interesses passaram a demarcar pontos de aglutinacao, em temas escolhidos pelo grupo, trazendo a tona palavras-chave como: tempo, erro e liberdade, por exemplo. O modo de escrita tem como referencia as proposições artísticas no campo da performance, da literatura, e, também, a reflexão critica sobre o ensino e a prática artística. Com as proposicoes, ampliamos o vocabulário do ateliê de cerâmica, dando atenção às motivações, as afetividades, aos corpos em movimento, ao outro. O termo "proposição" indica-nos um convite, ele nos conduz para uma atenção maior aos gestos, para os movimentos e as matérias. As ações com a argila promovem modelagens diversas a partir de diferentes tipos de corpos que passam a estar em contato, em relação. No último trecho do caderno, temos o registro das mensagens entregues junto com as peças de cerâmica, realizadas intencionalmente como um exercicio de troca entre o grupo. As proposições aqui registradas nos impulsionam para elaboracoes mais livres dos sentidos que atribuimos a prática cerâmica, elas despertam as relações entre o fazer, refletir, observar, narrar e modificar - com a esperança de que esta partilha suscite outras rotas, movimentando aquilo que já parecia estar posto, permitindo, para quem aceitar o convite, a elaboração de novos gestos e o acionamento de outras imagens, formas, corpos, vivências e temporalidades
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