A multiplicidade do aprendizado no circo : uma revisão sistemática de literatura
Resumo
Resumo : As atividades circenses, um trabalho pedagógico possível e alternativo no ambiente escolar, apresentam diversas facetas e permitem a quem as pratica um maior onhecimento e aprofundamento de temáticas relevantes referentes à cultura corporal, arte, educação física e pedagogia. O presente estudo tem como objetivo identificar na literatura quais as aprendizagens desenvolvidas com o ensino do Circo na escola, e suas contribuições para o processo ensino-aprendizado. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, acerca da multiplicidade do aprendizado na arte circense. Realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa, a partir de dados obtidos em bibliotecas virtuais. A análise dos dados ocorreu após a leitura integral de todos os artigos incluídos na pesquisa e os resultados. O estudo obteve como resultado final, após a realização do processo de filtragem e exclusão de duplicatas, treze artigos disponíveis na íntegra que atendiam aos critérios de inclusão. Os principais resultados alcançados nas pesquisas, demonstraram que as atividades circenses envolvem equilíbrio, expressão corporal e artística, relacionamento interpessoal, flexibilidade, geração de sentimentos e da noção de cidadania e ludicidade, propiciando um desenvolvimento integral dos escolares que as praticam. Conclui-se que a multiplicidade do circo apresenta muitos benefícios e possibilita trabalhar as capacidades individuais, a cooperação com o coletivo, a superação de seus próprios limites, o aprofundamento da espontaneidade e o cuidado corporal, não obstante, existem limitações na infraestrutura, recursos materiais e na formação inicial e continuada dos profissionais de educação física.
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- Teses & Dissertações [9541]