Comida boa, lugar bonito : a dimensão estética de restaurantes no destino Morretes (PR-Brasil)
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Data
2022Autor
Carvalho, Isabele de Souza, 1999-
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Resumo: Cidades, destinos e empresas investem em apelo visual a partir da arquitetura, do design e da decoração. Trata-se, em geral, de um mise-en-scène e ambientes de consumo com forte delineamento turístico direcionados para um consumidor estético e reflexivo. No caso de empresas, estes componentes são encontrados no servicescape, conceito que observa os elementos tangíveis e intangíveis do ambiente em que o serviço é prestado. Esta investigação teve início a partir do seguinte questionamento: quais são os elementos do ambiente interno, externo e as suas singularidades presentes no servicescape que se destacam esteticamente no conteúdo gerado pelo usuário dos restaurantes de Morretes no TripAdvisor? O objetivo geral da pesquisa é analisar como se apresenta o ambiente interno, externo e as suas singularidades presentes no servicescape que se destacam esteticamente no conteúdo gerado pelo usuário (CGU) no TripAdvisor. São objetivos específicos: 1) Compreender como as práticas do consumo influenciaram o contexto do servicescape; 2) Identificar quais são os restaurantes de Morretes-PR com destaque estético no ambiente interno e externo do servicescape, e 3) Sistematizar os aspectos do ambiente interno, externo e as suas singularidades presentes no servicescape dos restaurantes que compartilham conteúdo gerado pelo usuário no TripAdvisor. O município de Morretes foi escolhido, pois é destino com projeção nacional em razão da gastronomia e forte representatividade do setor de alimentação na economia. Com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a pesquisa investigou o CGU na modalidade de comentários e registros fotográficos, colhidos na plataforma TripAdvisor de restaurantes, mediante a Análise de Conteúdo. O processo de codificação foi executado em duas etapas, a primeira foi realizada em 5.492 comentários, contendo um acervo de 23 restaurantes de Morretes, que indicou os restaurantes que possuem destaque nas menções estéticas: Villa Morretes, Madalozo e Casarão. Estes dados subsidiaram a segunda etapa, que se concentrou em analisar o conteúdo de 1.407 fotografias desses restaurantes. Os resultados possibilitaram a proposição de um conceito de Restscape, que traduz os elementos estéticos presentes no ambiente a partir de sete componentes, são eles: Apresentação da mesa; Decoração e adornos; Layout e mobiliário; Arredores; Artefatos históricos; Identidade e marca; Fachada e edificação. O Restscape se apresenta como uma proposta que traduz e articula os destaques estéticos presentes nos comentários e nos registros fotográficos, tendo potencial conceitual e teórico na medida em que sistematiza elementos que representam um fenômeno comum relativo ao arranjo de estabelecimentos que optam por ir além da funcionalidade. Em termos práticos, é uma ferramenta para o desenvolvimento de projetos efetivos que buscam a melhoria do ambiente dos restaurantes. Abstract: Cities, destinations and companies invest in visual appeal through architecture, design and decoration. It is generally a mise-en-scène and consumer environments with a strong tourist design aimed at an aesthetic and reflective consumer. In the case of companies, these components are found in the servicescape, a concept that observes tangible and intangible elements of the environment in which the service is provided. This investigation started from the following question: what are the elements of the internal and external environment and their singularities present in the servicescape, which aesthetically stand out in the user-generated content of Morretes restaurants TripAdvisor? The general objective of the research is to analyze how the internal and external environment and their singularities present in the servicescape are presented, which aesthetically stand out in the user-generated content (UGC) TripAdvisor. The specific objectives are: 1) Understand how consumption practices have influenced the servicescape context; 2). Identify which are the Morretes-PR restaurants with aesthetic prominence in the internal and external environment of the servicescape; 3) Systematize aspects of the internal and external environment and their singularities present in the servicescape of restaurants shared with user-generated content on TripAdvisor. The municipality of Morretes was chosen because it is a destination with national projection due to the gastronomy and strong representation of the food sector in the economy. With a qualitative and exploratory approach, the research investigated the CGU in the form of comments and photographic records, collected on the TripAdvisor platform of restaurants, through Content Analysis. The coding process was carried out in two stages, the first one was carried out in 5.492 comments containing a collection of 23 restaurants in Morretes, which indicated the restaurants that are highlighted in the aesthetic mentions: Villa Morretes, Madalozo and Casarão. This data supported the second stage, which focused on analyzing the content of 1.407 photographs of these restaurants. The results made it possible to propose a concept of Restscape, which translates the aesthetic elements present in the environment, from 7 components, they are: Table presentation; Decoration and adornments; Layout and furniture; Surroundings; Historical artifacts; Identity and brand; Frontage and building. Restscape presents itself as a proposal that translates and articulates aesthetic highlights present in comments and photographic records. It has conceptual and theoretical potential as it systematizes elements that represent a common phenomenon related to the arrangement of establishments that choose to go beyond functionality. In practical terms, it is a tool for the development of effective projects that seek to improve the restaurant environment.
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