"Quais são os sentidos atribuídos ao ENEM veiculados pelo jornal A Gazeta do Povo entre 2009 e 2013?"
Resumo
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso analisa um dos elementos atualmente mais relevantes no cenário nacional, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um dos principais instrumentos de avaliação externa da Educação Básica no Brasil. Busca-se problematizar a maneira como o ENEM vem sendo abordado pelos meios de comunicação, tendo como foco de análise as matérias publicadas entre 2009 e 2013 por um jornal de grande circulação no Estado do Paraná. A partir da análise do conteúdo das reportagens veiculadas, busca-se neste trabalho, identificar os sentidos que lhe são atribuídos. A escolha do Enem como um recorte de análise dentro do estudo da Educação, concretiza-se sob a ótica da Educação enquanto fenômeno social, um elemento. A Educação, como um fenômeno social constitui-se também como um objeto de análise de autores que buscaram discutir a sociedade, cultura, ideologia, as relações de poder, a comunicação entre as pessoas, e demais aspectos que constituem a complexa organização da sociedade contemporânea Abstract : This study analyzes of completion of the currently most important elements in the national scene, the National High School Exam (ENEM), one of the main instruments for external assessment of Basic Education in Brazil. Seeks to problematize the way the exam has been approached by the media, focusing on the analysis of articles published between 2009 and 2013 in a newspaper of general circulation in the State of Paraná. From the content analysis of the reports aired, we seek in this work, identifying the meanings attributed to it. The choice of a cut as Enem analysis within the study of Education, is materialized from the perspective of Education as a social phenomenon, one element. Education, as a social phenomenon also is constituted as an object of analysis sought authors who discuss the society, culture, ideology, power relations, communication between people, and other aspects that constitute the complex organization of contemporary society.
Collections
- Pedagogia [438]