Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Rogério de, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherTomasich, Flávio Daniel Saavedra, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgicapt_BR
dc.creatorMauro, Fernando Henrique de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T18:10:38Z
dc.date.available2023-02-13T18:10:38Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78411
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rogério de Fragapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Flávio Daniel Saavedra Tomasischpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica. Defesa : Curitiba, 19/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Proposta: Avaliar se a simulação em realidade virtual robótica promove habilidade para laparoscopia em acadêmicos de medicina, associando a ferramenta VARK e o mind styles (GSD) para determinar se há correlação dos estilos de aprendizagem com a capacidade de desenvolver essas habilidades. Métodos: Realizada randomização de 3 grupos de acadêmicos de medicina, onde um dos grupos fez simulação de um exercício de nó cirúrgico na caixa de laparoscopia (CL) e outro, o mesmo exercício no console do robô. O terceiro grupo não simulou. Todos os participantes fizeram um teste prático na CL e suas performances foram avaliadas. Ademais, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, além do formulário VARK e GSD, para avaliar se havia diferença de performance entre os diferentes estilos de aprendizagem. Resultados: As notas das provas práticas foram relativamente homogêneas entre grupos e entre as categorias de Mind Styles e do VARK onde não foi encontrada diferença significativa entre os grupos, não sendo possível demonstrar que os estilos de aprendizagem interferiram nos resultados deste estudo. Houve apenas diferença significativa entre as notas do pré-teste de pelo menos um par de grupos e entre os grupos laparoscopia e robótica com p-valor 0,038. Conclusão: Não houve significância estatística entre os estilos de aprendizagem e o desempenho nas tarefas propostas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Purpose: To assess whether robotic virtual reality simulation conditions ability for laparoscopy in medical students, associating the VARK tool and mind styles (GSD) to determine whether there is a correlation between learning styles and the ability to develop these skills. Methods: Randomization of 3 groups of medical students was performed, where one of the groups performed a simulation of a surgical knot exercise in the laparoscopy box (CL) and another, the same exercise on the robot console. The third group did not simulate. All participants took a practical test in the CL and their performances were evaluated. In addition, a pre-test and a post-test were applied, in addition to the VARK and GSD forms, to assess whether there was a difference in performance between the different learning styles. Results: The practical test scores were relatively homogeneous between groups and between the GSD and VARK categories, with no significant difference being found between the groups, and it was not possible to demonstrate that learning styles interfered with the results of this study. There was only a significant difference between the pre-test scores of at least one pair of groups and between the laparoscopy and robotic groups with p-value 0.038. Conclusion: There was no statistical significance between learning styles and performance on the proposed tasks.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageMultilinguapt_BR
dc.languageTexto em português e inglêspt_BR
dc.languageporengpt_BR
dc.subjectEducação medicapt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSimulação por computadorpt_BR
dc.subjectCirurgiapt_BR
dc.subjectRobótica na medicinapt_BR
dc.titleRelação entre os estilos de aprendizagem e simulação em cirurgiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples