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dc.contributor.advisorFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorPaschoal, Tânia Poliane Lopes, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T20:48:48Z
dc.date.available2022-08-26T20:48:48Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78165
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Karen Franklinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 25/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 88-90pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta uma proposta didática para ser trabalhada com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de filosofia, tendo como referência principal a caminhada pedagógica que é verificada na alegoria da caverna de Platão. O que pressupõe um movimento que se faz em quatro capítulos. Um primeiro com a exposição de uma ideia provisória do que seja a filosofia, uma contextualização dela como disciplina do nível médio no Paraná, de alguns modos como ela costuma ser levada a esse público e, por fim, com uma análise sobre a transmissibilidade da filosofia. Um segundo com uma abordagem da temática do ensino em Platão, vislumbrando o desenvolvimento de uma prática educacional que para ele é tracejada tendo em vista a dialética como método, além de uma análise de alguns aspectos da obra Mênon para exemplificar esse desenvolvimento educacional dialético. Um terceiro com uma abordagem da obra A República, principalmente de seu livro VII, a fim de apresentar o processo educativo de um filósofo, o que é abordado, em um primeiro momento, tendo em vista a teoria das ideias de Platão e o direcionamento da alma para o Bem e, em seguida, por meio da análise da linha seccionada, que define os graus do conhecimento e o trajeto a ser percorrido no desenvolvimento da dialética, e do programa de formação de Platão, com foco nos conhecimentos necessários para a formação do filósofo, além de uma análise da alegoria da caverna explorando o mito enquanto expressão do processo de elevação da alma rumo ao Bem. Um quarto capítulo no qual é elaborada uma dinâmica, a partir da alegoria da caverna, que tem como escopo levar os estudantes a vislumbrarem novas possibilidades de percepção das coisas ao seu redor, levando-os a observar os limites do que é dado pelos sentidos e aparências imediatas, e que o conhecimento prescinde uma caminhada que não se faz de forma imediata, mas pressupõe o tempo para uma reflexão metódica sobre o que se conhece.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents a didactic proposal to be worked with first year high school students in the discipline of philosophy, having as main reference the pedagogical path that is verified in the Plato's allegory of cave. This presupposes a movement that takes place in four chapters. A first with the exposition of a provisional idea of what philosophy is, a contextualization of it as a high school discipline in Paraná, some ways in which it is usually taken to this public and, finally, with an analysis of the transmissibility of philosophy. A second with an approach to the theme of teaching in Plato, envisioning the development of an educational practice that for him is traced in view of dialectics as a method, in addition to an analysis of some aspects of the work Meno to exemplify this dialectical educational development. A third with an approach to the work The Republic, mainly book VII, in order to present the educational process of a philosopher, which is approached, at first, in view of Plato's theory of ideas and the direction of the soul for the Good and then, through the analysis of the sectioned line, which defines the degrees of knowledge and the path to be followed in the development of dialectics, and of Plato's training program, focusing on the knowledge necessary for the formation of the philosopher, in addition to an analysis of the allegory of the cave exploring the myth as an expression of the process of elevating the soul towards the Good. A fourth chapter in which a dynamic is elaborated, from the allegory of the cave, which aims to lead students to glimpse new possibilities of perception of things around them, leading them to observe the limits of what is given by the senses and immediate appearances, and that knowledge dispenses with a journey that is not done immediately, but presupposes time for a methodical reflection on what is known.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDialeticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleAlegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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