Qualidade da educação e desenvolvimento economico : uma avaliação da politica educacional brasileira
Resumo
Resumo: O investimento em capital humano e a qualidade da educação são vistos como fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país. Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar a condução da política educacional do governo brasileiro usando como modelo o bem-sucedido desenvolvimento do sistema educacional sul-coreano. Para isso faz-se uma análise quantitativa do sistema educacional brasileiro e outra qualitativa, centrada apenas no ensino fundamental e no período de 1995 a 2005, além de apresentar as medidas adotadas pelos dois governos do período analisado. Nota-se que houve expressiva evolução no acesso à educação no Brasil, por outro lado, a qualidade do ensino fundamental é muito ruim. Ainda assim percebe-se que as medidas adotadas pelo atual governo são mais focadas no ensino superior, o que vai contra a proposta deste trabalho. Entretanto, deve-se admitir que há medidas voltadas ao ensino básico, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Ao lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação, em 2007, o governo Lula lançou várias críticas às medidas adotadas pelo governo anterior, que eram compatíveis com o modelo proposto, entre estas críticas está o fato de que se expandiu o ensino fundamental, mas se perdeu em qualidade. A conclusão a que se chega é que a condução da política educacional do atual governo não está contribuindo para o desenvolvimento econômico por se preocupar em demasia com a opinião pública e com a qualidade nos momentos de expansão quantitativa dos níveis de ensino, quando na verdade esta deveria ser prioridade após a universalização de um determinado nível de ensino.
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- Ciências Econômicas [2072]