O monstro como espelho da diferença : uma análise a partir de Edward mãos de tesoura (1990) e A forma da água (2017)
Visualizar/ Abrir
Data
2022-06-28Autor
Lira, Esther Zuniga Guedes de Castro, 1999-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : No Cinema, a figura do monstro é frequentemente usada para representar de forma metafórica a alteridade. Este trabalho se propõe a analisar os longas-metragens Edward Mãos de Tesoura (1990) e A Forma da Água (2017) em suas dimensões visuais e verbais, para verificar de que forma a relação do ser humano com a diferença é representada a partir da corporificação monstruosa da figura do Outro. A partir do método adaptado de Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2002) e dos conceitos de identidade e diferença (WOODWARD, 2000; SILVA, 2000) e intolerância e aceitação (SANEH, 2004), observaram-se três respostas para a alteridade nessas narrativas: intolerância, identificação e aceitação.
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]