Competências do profissional de marketing em redes sociais : estudo comparativo entre a literatura e o currículo do curso de gestão da informação da Universidade Federal do Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Deus, Wesley Rafael Marques de, 1998-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Estudo sobre as competências de um profissional de Marketing em Redes Sociais. Objetiva identificar as competências segundo a literatura científica para um profissional de Marketing em Redes Sociais em comparação com as competências desenvolvidas pelo curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Observa a evolução e o desenvolvimento do Marketing ao longo dos anos e com o advento da Internet, especialmente com o crescimento das Redes Sociais. Realiza a revisão sistemática da literatura e a validação com especialistas em Marketing de Redes Sociais como parte das etapas de investigação. Faz a extração dos dados do Projeto Pedagógico do Curso e da grade curricular de Gestão da Informação para comparação entre resultados. Identifica na literatura científica 37 competências recomendadas para um profissional de Marketing em Redes Sociais, sendo essas classificadas em seis categorias: cliente, comportamento, conteúdo, dados, gestão/gerenciamento e negócios. Identifica 16 competências no curso de Gestão da Informação categorizadas em conhecimento, habilidade e atitude e as disciplinas que agregam. Analisa os dados extraídos da literatura científica com as informações do curso. Compara as competências e as disciplinas do curso. Conclui que 33 competências de um profissional de Marketing em Redes Sociais identificadas na literatura científica são compatíveis com as competências ministradas no curso de Gestão da Informação. Contribui com a abertura para novas vertentes de pesquisa baseada na área de Marketing em Redes Sociais e a relação com Gestão da Informação.
Collections
- Gestão da Informação [558]