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dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, José Maria Soarespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T19:06:02Z
dc.date.available2022-05-04T19:06:02Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75529
dc.descriptionOrientadora: Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Na tentativa de responder que conhecimentos referentes a noções de Probabilidade deveriam ser ensinados numa disciplina de Matemática para formação de professores de atuação multidisciplinar, com vistas ao ensino desse conteúdo nas séries iniciais do ensino fundamental, buscou-se identificar proposições e indicativos teóricos sobre a formação matemática desses professores; sobre conhecimentos que deveriam ter dos conteúdos que irão ensinar; e sobre noções de Probabilidade que poderiam ser contempladas em seus cursos de formação inicial. Os resultados mostram, por um lado, que a formação matemática dos professores de atuação multidisciplinar é problemática e que vários fatores precisam ser observados pelos formadores e instituições formadoras; por outro lado, apontam para a necessidade desses professores desenvolverem um profundo conhecimento dos conteúdos que irão ensinar. Quanto a conhecimentos referentes a noções de Probabilidade a serem contemplados nessa formação matemática, evidencia-se a existência de perspectivas diferenciadas em relação a objetivos que se pretende com o ensino desse tópico da Matemática no contexto escolar, dentre as quais tem-se o desenvolvimento de um tipo de raciocínio não determinístico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In an attempt to answer whether knowledge of the notions of Probability should be taught in a Mathematics courses in preparing teachers for multidisciplinary teaching with a view to dealing with the earliest grades of elementary education, we sought to identify propositions and theoretical indications concerning the mathematical preparedness of these teachers, the knowledge they should have of the subject matter they will be teaching and the notions of Probability that could be contemplated in their initial preparation courses. The results show, on the one hand, that the training in mathematics of multidisciplinary teachers is problematic and that several factors need to be observed by teacher trainers and teacher-training institutions; on the other hand, they point out the need for these teachers to develop deeper knowledge of the subject matter they will be teaching. When it comes to knowledge of the notions of Probability that will be involved in this mathematics process, we witness that there are different perspectives concerning the intended objectives of teaching this topics of Mathematics in schools, among which are the development of a non-deterministic type of reasoning.pt_BR
dc.format.extent121 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação matemática de professores de atuaçao multidisciplinar nas séries iniciais do ensino fundamental : indicativos com vistas a estudos de noções de probabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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