Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ayrton Izaias de, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T14:18:32Z
dc.date.available2022-04-04T14:18:32Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74607
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 144-152pt_BR
dc.description.abstractResumo: A sexualidade e o gênero têm sido campo de administração do corpo individual e social, produzindo assimetrias que legitimam a manutenção das diferenças e desigualdades, que são (re)produzidas em todas as instituições, dentre elas a escola. Nesse contexto, a regulação do gênero e da sexualidade exercida pela escola produz uma série de discursos que remetem a sexualidade apenas à dimensão biológica e o gênero a uma interpelação social sobre plano de fundo também biológico, apagando sua condição sociolinguística. Esse apagamento opera na manutenção das diferenças, reproduzindo padrões normativos a respeito da sexualidade e gênero, legitimando a cis-heterossexualidade como regime único possível. Frente a esse cenário, a formação inicial docente é um dos pontos fundamentais à desestabilização dessas relações de poder legitimadoras da norma, produzindo uma educação não apenas mais igualitária, mas questionadora frente à produção desses regimes de verdade. Contudo, foi percebida na literatura uma carência de estudos que visem à relação entre formação inicial docente e sexualidade e gênero. Assim, esta pesquisa se propõe a compreender os processos de agenciamento de sentidos sobre a formação docente em gênero e sexualidade no currículo do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Partimos aqui de três principais campos teóricos: as teorizações sobre sexualidade e gênero, a partir de Laqueur, Foucault e Butler; os estudos decoloniais e as Epistemologias do Sul, principalmente a partir de Santos; e o campo da formação docente e currículo, a partir de Gatti, Silva, Lopes, Macedo e Borges. A fim de atingir o objetivo proposto, é analisado o currículo da licenciatura em Ciências Biológicas, inicialmente a partir de seu currículo prescrito - por meio da análise documental do projeto pedagógico, programa curricular e ementas de disciplinas relacionadas à sexualidade e gênero. Em um segundo momento, propõem-se entrevistas semiestruturadas com docentes que já tenham lecionado algumas disciplinas levantadas na etapa de análise documental. Foram entrevistadas/os também discentes egressos dessas disciplinas. Com isso, há uma pretensão em se investigar o currículo para além dos documentos oficiais, aquele que se efetiva. Esta pesquisa foi concebida em meio à Análise de Discurso de inspiração pecheutiana, sendo esse referencial adotado teórica e metodologicamente. Foi percebido que a circulação de sentidos sobre gênero e sexualidade nas disciplinas - mesmo nas prescritas - é condicionada às vivências das docentes para com a temática. A formação em gênero e sexualidade prevista tanto pelo documento orientador como pelas docentes passa por uma perspectiva humanista, às vezes aproximando-se de uma perspectiva emancipatória, evidenciando um deslocamento dos sentidos dominantes apontados na literatura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Sexuality and gender have been the background for the administration of the individual and social body, producing asymmetries that legitimize the maintenance of differences and inequalities, which are (re)produced in all institutions, including the school. In this context, the regulation of gender and sexuality exercised by the school produces several discourses that refer sexuality only to the biological dimension and gender to a social questioning on a biological background, erasing its sociolinguistic condition. This erasure operates in the maintenance of differences, reproducing normative standards regarding sexuality and gender, legitimizing cis-heterosexuality as the only possible regime. Faced with this scenario, initial teacher education is one of the fundamental points to the destabilization of these power relations that legitimize the norm, producing an education that is not only more egalitarian, but questioning the production of these regimes of truth. However, a lack of studies that point to the relationship between initial teacher training and sexuality and gender was perceived in the literature. Thus, this research aims to understand the processes of assembling the senses on teacher training in gender and sexuality in the curriculum of the undergraduate course in Biological Sciences at the Federal University of Paraná. We start here from three main theoretical areas: theorizations about sexuality and gender, from Laqueur, Foucault and Butler, decolonial studies, mainly from Santos, and the field of teacher training and curriculum, from Gatti, Silva, Lopes, Macedo and Borges. In order to achieve the proposed objective, the Licentiate Degree curriculum in Biological Sciences is analyzed, initially from its prescribed curriculum - through documental analysis of the pedagogical project, curriculum and syllabuses of subjects related to sexuality and gender. In a second moment, semi-structured interviews are proposed with professors who have already taught some subjects raised in the document analysis stage. Students who graduated from these disciplines were also interviewed. With that, there is an intention to investigate the curriculum beyond the official documents, the one that takes effect. This research was conceived through Discourse Analysis of Pecheutian inspiration, and this framework was adopted theoretically and methodologically. It was noticed that the circulation of meanings about gender and sexuality in the subjects - even the prescribed ones - is conditioned to the teachers' experiences with the theme. The training in gender and sexuality provided for both by the guiding document and by the teachers goes through a humanist perspective, sometimes approaching an emancipatory perspective, evidencing a shift in the dominant meanings pointed out in the literature.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (157 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleGênero e sexualidade na formação inicial docente : sentidos emergentes do/pelo currículo da graduação em Ciências Biológicas da UFPRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples