Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
Resumo
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada tem como objetivo elaborar diretrizes para a criação de uma proposta didático-pedagógica para implantação de um Laboratório de Educação Matemática no Instituto Federal de Educação do Paraná/Campo Largo, concebido como espaço de formação docente no curso de Licenciatura em Matemática, na perspectiva transdisciplinar da complexidade. Para tanto, indagou sobre que características são fundamentais para a criação desse Laboratório, cuja proposta didático-pedagógica contribua para o desenvolvimento transdisciplinar da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática na perspectiva da complexidade. As técnicas de produção de dados são as documentais e as bibliográficas. Para a documental, foram considerados os seguintes documentos institucionais do IFPR: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), bem como os seguintes documentos norteadores: Parecer CNE/CES n.º 1.302/2001, Resolução CNE/CP n.º 2/2019, proposta de organização curricular da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Sociedade Brasileira de Matemática. A bibliográfica teve como base do pensamento complexo, Morin (2015a, 2015b, 2015c, 2016, 2018a, 2018b), da transdisciplinaridade, Nicolescu (1999); Moraes (2015); Suanno (2014), da educação matemática e seus pressupostos teórico-metodológicos, Fiorentini e Lorenzato (2012) relevantes para o embasamento teórico; e os bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A técnica de análise de dados foi a triangulação. Como resultado, identificaram-se pontos de convergência entre os documentos, definiram-se eixos teóricos de modo a especificar as características de um Laboratório de Educação Matemática na perspectiva da complexidade para o desenvolvimento de uma prática pedagógica transdisciplinar em um espaço de formação inicial e continuada de professores e elaboraram-se diretrizes para uma proposta didático-pedagógica para a implantação de um LEM no IFPR/CL por meio de um projeto articulado com o PPC de Licenciatura em Matemática. Abstract: This qualitative, exploratory, and applied research intends to develop guidelines aiming the creation of a didactic-pedagogical proposal for the Mathematics Education Laboratory (MEL) implementation at the Federal Institute of Education of Paraná (IFPR) - Campo Largo Campus, conceived as a space for Mathematics teacher training, in a transdisciplinary perspective of complexity. Therefore, it is inquired about what characteristics are fundamental for this Laboratory creation, and which didactic-pedagogical proposal contributes to the transdisciplinary development of the initial and continuing teachers’ education who teach Mathematics from theperspective of complexity. The data production techniques are documental and bibliographic. For the documentary, the following institutional IFPR documents were considered: Institutional Development Plan (IDP), Institutional Pedagogical Project(IPP) and Pedagogical Course Project (PCP), as well as the following guiding documents: CNE/CES Report no. 1.302/2001, CNE/CP Resolution No. 2/2019,curricular organization proposal of the Brazilian Society of Mathematics Educationand the Brazilian Society of Mathematics. The bibliography was based on: complex thinking, Morin (2015a, 2015b, 2015c, 2016, 2018a, 2018b); transdisciplinarity, Nicolescu (1999); Moraes (2015); Suanno (2014); mathematics education and its theoretical-methodological assumptions, Fiorentini and Lorenzato (2012), which are relevant to the theoretical basis; and the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDLTD) and Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The data analysis technique was the triangulation. Asa result, it was identified convergence point amongst the documents, theoretical axeswere defined in order to specify the characteristics of a Mathematics Education Laboratory in the perspective of complexity for the transdisciplinary pedagogicalpractice development in a space of initial and continuing teachers education and guidelines were elaborated for a didactic-pedagogical proposal for the implantation ofa MEL in the IFPR through a project articulated with the PCP of the Mathematics teachers course.
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