Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoss, Paulo Ricardopt_BR
dc.contributor.authorBarby, Ana Aparecida de Oliveira Machadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-17T19:58:13Z
dc.date.available2020-08-17T19:58:13Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/7413
dc.descriptionOrientador: Paulo Ricardo Rosspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo teve como objetivo principal, descobrir o que pensam os futuros professores da Educação Básica, sobre a inclusão de alunos com deficiências no sistema regular de ensino. Para tanto, partiu-se de um levantamento histórico do processo de exclusão e segregação a que estas pessoas foram submetidas, até a luta pela democratização da escola e a inclusão das minorias sociais. Procurou-se estabelecer relações entre este processo e a formação dos professores que trabalham com a diversidade escolar e os alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino. Investigou-se as concepções de deficiência que nos diferentes momentos históricos embasaram atitudes de exclusão, segregação ou inclusão da diferença. A metodologia utilizada pautou-se numa abordagem qualitativa, com análise dos conteúdos de acordo com Bardin (1977). A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de um questionário, com questões abertas aplicadas a uma amostra aleatória simples de setenta (70) formandos, sendo sorteados entre os acadêmicos de quatorze turmas (14) dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos futuros professores tiveram acesso limitado a informações sistematizadas e poucos momentos de discussão sobre a inclusão escolar, em seus cursos de formação inicial. E ainda, que grande parte não participou de nenhum evento, nem leu qualquer publicação na área. Por conseguinte, apesar da maioria afirmar ser favorável à inclusão, afirmaram sentir-se inseguros e despreparados para ensinar os alunos incluídos, por não conheceram os recursos metodológicos necessários para promover a educação para todos. Diante deste contexto, os futuros professores apresentaram concepções contraditórias, enquanto alguns centraram-se numa visão romântica e idealizada sobre a inclusão, outros revelaram um pensamento fatalista e tradicional do ensino destes alunos, demonstrando não acreditar em seu potencial de aprendizagem. Apesar de apresentarem concepções diversas, saliente-se que a maioria dos futuros professores foi favorável à inclusão, manifestando interesse em conhecer os recursos metodológicos, linguagens alternativas e participar de eventos nesta área.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present study had as main objective, to discover what the future teachers of the Basic Education think, about the inclusion of students with deficiencies in the regular system of teaching. For so much, starting with historical study of the exclusion process and segregation which these people were submitted, until the strugle for the democratization of the school and the inclusion of the social minorities. Looking for settling down relationships among this process and the teachers' formation that work with the school diversity and the students with deficiency included in the regular system of teaching. Investigating the deficiency conceptions that in the different historical moments gave the support exclusion attitudes, segregation or inclusion of the difference. The used methodology was ruled in a qualitative approach, with analysis of the contents in agreement with Bardin (1977). The collection of the data happened through the application of a questionnaire, with open subjects applied to a simple aleatory sample of seventy (70) graduating studes, being raffled among the academics of fourteen groups (14) of the courses of degree at the State University of the Center-west, Guarapuava. The obtained results show that most of the futures teachers had limited access to systematized information and few moments of discussion on the school inclusion, in their courses of initial formation. And still, because great part haven't participated in any event, nor read any publication in the area. Consequently, in spite of majorite of them affirm to be favorable the inclusion, they have affirmed to feel insecure and unable to teach the included students, for not knowing the necessary methodological resources to promote the education for all. In front of this context the futures teachers presented contradictory conceptions, while some were centered in a romantic vision and idealized on the inclusion, others revealed a fatalistic and traditional thought of these students' teaching, demonstrating not to believe in their potential learning. In spite of presenting several conceptions, pointing out that most of the future teachers were favorable to the inclusion, manifesting interest in knowing the methodological resources, alternative languages and taking part in events in this area.pt_BR
dc.format.extent144 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCrianças com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples