Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Roberta Rafaela Sotero, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherTorquato, Clóris Portopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T16:38:05Z
dc.date.available2021-12-02T16:38:05Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72654
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Clóris Porto Torquatopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 15/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 258-274pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivo analisar as politicas linguisticas de jure (SHOHAMY, 2006) do IFPR a partir de uma analise dialogica discursiva, baseada nas ideias do Circulo de Bakhtin, que considerasse a minha inscricao de professora de espanhol, pesquisadora no contexto pesquisado. A autoetnografia foi utilizada na construcao de um olhar circunstanciado e na constituicao da postura etica, politica e epistemologica adotada, igualmente baseada em fundamentos do Circulo (BAKHTIN, 2010). Logo, as analises destacam minha posicao axiologica e valores de mundo (BAKHTIN, 2015) que sao resultado da heterogeneidade de minha praxis, no cotidiano de minha atividade docente. As orientacoes teorico-metodologicas para a analise discursiva dialogica se apoiam ainda em Brait (2006, 2008) e Brait e Acosta (2020) e enfatizam uma perspectiva relacional e dialogica das politicas linguisticas, na constante relacao estabelecida entre memoria pessoal e memoria coletiva que acaba por construir uma subjetividade historicizada. (VERSIANI, 2013). Em torno das projecoes ideologico-valorativas assentadas nas imagens construidas discursivamente sobre lingua e educacao, realizei uma analise historica e socialmente situada, e apresento uma interpretacao de uma politica linguistica que sofre interferencias de uma hegemonia neoliberal, em que a finalidade do IFPR enquanto instituicao de ensino publico e gratuito se ve ameacada por uma logica gerencial, com praticas autoritarias, cujos alinhamentos institucionais seguem tendencia assimilativa de politicas do Programa IsF que adotou amplamente a aplicacao de exames como o TOIC Bridge e TOEFL. A politica linguistica do IFPR nao foi fruto de amplo debate com a comunidade escolar, o que aponta para uma politica linguistica de facto (SHOHAMY, 2006) pouco democratica, atrelada a uma agenda de acoes de internacionalizacao que guarda conexao com uma a agenda nacional de vies privatista. Nao foi possivel verificar como a preocupacao com o monolinguismo do ingles podera resultar em uma pratica diferente do processo de internacionalizacao da maioria das IES no Brasil (JESUS, 2018), mas caso siga essa tendencia, a diversidade linguistica celebrada na politica linguistica do IFPR significara apenas letras no papel, e as consequencias poderao comprometer a cientificidade e o acesso a conhecimentos produzidos localmente, voltados para necessidades locais e regionais. Logo, requer-se um posicionamento institucional propositivo para reverter assimetrias da veiculacao de conhecimentos em favor de linguas locais, em um projeto que valorize contextos locais com curriculos alternativos e descolonizados, voltados para a reciprocidade entre instituicoes, em torno de um projeto de integracao com paises latino-americanos. Para de fato promover o carater multilingue e multicultural na instituicao se fara necessario ir alem da oferta de cursos e aplicacao de exames, a exemplo da criacao de redes de cooperacao e construcao de grupos de pesquisas cientificas internacionais. Sugere-se uma politica linguistica aliada a um projeto de internacionalizacao em prol do fortalecimento regional, assumindo que territorialmente nos localizamos na America Latina e que compartilhamos caracteristicas e processos historicos. Localizado no Estado do Parana, o IFPR possui tres campi em regioes fronteiricas onde o espanhol ja e parte do ethos dos habitantes, dado a ser contemplado em outros campi onde o protagonismo do ensino de espanhol e tambem requerido. Palavras-chave: Politicas Linguisticas. Ideologias Linguisticas. Linguistica Aplicada. Analise Dialogica do Discurso. Autoetnografia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to analyze the jure language policies (SHOHAMY, 2006) of the IFPR from a discursive dialogical analysis, based on the ideas of the Bakhtin Circle, which considered my application as a Spanish profesor-researcher in the researched context. The autoethnography was used in the construction of a detailed look and in the constitution of the ethical, political, and epistemological posture adopted, also based on the Circle's foundations (BAKHTIN, 2010). Therefore, the analyzes emphasizes my axiological position and world values (BAKHTIN, 2015) which are the result of the heterogeneity of my praxis, in the dailylife of my lecturing activity. The theoretical-methodological guidelines for dialogic discursive analysis are still supported by Brait (2006, 2008) and Brait and Acosta (2020) and emphasize a relational and dialogic perspective of language policies, in the constant relationship established between personal memory and collective memory that ends for building a historicized subjectivity (VERSIANI, 2013). Around the ideological-evaluative projections based on images constructed discursively about language and education, I carried out a historical and socially situated analysis, and I present an interpretation of a linguistic policy that suffers interferences from a neoliberal hegemony, in which the purpose of the IFPR as an institution of Public and free education is threatened by a managerial logic, with authoritarian practices, whose institutional alignments follow the assimilative trend of the policies of the IsF Program, which has widely adopted the application of exams such as the TOIC Bridge and TOEFL. The IFPR's language policy was not the result of a broad debate with the school community, which points to a de facto undemocratic language policy (SHOHAMY, 2006), linked to an agenda of internationalization actions that is connected to a national agenda of privatist bias. It was not possible to verify how the concern with the monolingualism of English may result in a different practice from the internationalization process of most IES in Brazil (JESUS, 2018), but it is following this trend, the linguistic diversity celebrated in the IFPR's linguistic policy will mean just letters on paper, and the consequences could compromise scientificity and access to locally produced knowledge, aimed at local and regional needs. Therefore, a propositional institutional positioning is required to reverse asymmetries in the dissemination of knowledge in favor of local languages, in a project that values local contexts with alternative and decolonized curricula, aimed at reciprocity between institutions, around an integration project with Latin American countries. In order to really promote the multilingual and multicultural character of the institution, it will be necessary to go beyond the offer of courses and the application of exams, such as the creation of cooperation networks and the construction of international scientific research groups. A linguistic policy allied to an internationalization project in favor of regional strengthening is suggested, assuming that we are territorially located in Latin America and that we share historical characteristics and processes. Located in the State of Parana, the IFPR has three campuses in border regions where Spanish is already part of the inhabitants' ethos, given that it is contemplated in other campuses where the leading role of teaching Spanish is also required.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (292 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLinguistica aplicadapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectLingua espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titlePolíticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográficopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples