Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rossano, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorFarias, Cassio de Souza, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-23T18:25:37Z
dc.date.available2022-02-23T18:25:37Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72353
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rossano Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) -Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 136-140pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetiva-se com este estudo compreender as concepções educacionais de César Prieto Martinez (1881-1934) no período em que esteve à frente da Inspetoria Geral do Ensino. César Prieto Martinez se formou na Escola Complementar anexa à Escola Normal em 1900, exerceu atividades professorais no estado de São Paulo até 1920, quando o governo do Paraná o contrata para reformar a educação no Estado. Por essa razão, o recorte temporal recai sobre o período em que atua como Inspetor Geral do Ensino no Paraná entre os anos de 1920 a 1924. Além desse cargo, Martinez também ocupou outros espaços no campo educacional. Escreveu alguns artigos na revista O Ensino, publicou um livro de memórias da sua viagem feita a Foz do Iguaçu, e posteriormente, já em São Paulo, livros de leitura que versam sobre os ideais republicanos de amor à pátria, moral, trabalho e higiene. Além disso, Martinez atuou em mudanças de caráter administrativo no aparelho escolar, organizando as instituições, distribuindo recursos, sistematizando o recenseamento escolar, focando na formação de professores e no aumento de matrículas pelo Estado. A presente pesquisa está inserida nos estudos sobre trajetórias de vida, utilizou-se também as noções de campo, habitus e capital, chaves interpretativas cunhadas por Pierre Bourdieu. Além da teoria praxeológica de Bourdieu, instrumentaliza-se a noção de Técnico educacional formulada por Marta Carvalho, que trata sobre o processo de exportação e importação de sujeitos carregados de experiências e saberes necessários para desempenhar as reformas de ensino na década de 1920. As fontes privilegiadas nesta pesquisa são ofícios e relatórios da Inspetoria Geral do Ensino, livros escritos pelo personagem e edições da revista O Ensino. Esta pesquisa evidencia que as concepções educacionais de César Martinez aparecem em duas dimensões: a administrativa e a pedagógica. Essa dicotomia foi materializada na forma de práticas da Inspetoria Geral do Ensino e demonstram que a valorização da reforma administrativa dos mecanismos de ensino foi priorizada ante a pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to comprehend the educational conceptions of César Prieto Martinez (1881-1934) during the period he was ahead of the General Inspectorate of Education. César Prieto Martinez graduated in the Supplementary School annexed to the Normal School in 1900, performed teaching activities in the state of São Paulo until 1920, when the Paraná government hire him to reform the education in the State. For this reason, the time frame falls over the period that he acted as General Inspector of Teaching on Paraná from 1920 to 1924. In addition to this position, Martinez also occupied other spaces in the educational field. He wrote some articles on his magazine The Education, published a memoir of his trip to Foz do Iguaçu, and subsequently, already in São Paulo, reading books that discourse about the republican ideals of patriotism, moral, work and hygiene. Additionally, Martinez performed in administrative changes in the school apparatus, organizing the institutions, distributing resources, systematizing the school census, focusing in the formation of teachers and the statewide school enrollment. The present research is inserted in the studies of life trajectories; we also used the notions of field, habitus and capital, interpretative keys minted by Pierre Bourdieu. Besides Bourdieu's praxiological theory, we instrumentalize the notion of Educational Technician formulated by Marta Carvalho, which deals with the process of exportation and importation of subjects loaded with experiences and knowledge necessaries to perform the educational reforms in the 1920s. The privileged fonts in this research are official correspondence and reports from the General Inspectorate of Education, books written by the character and issues of the The Education magazine. This research highlights that the educational conceptions of César Martinez appear in two dimensions: the administrative and the pedagogical. This dichotomy was materialized in the form of practices of the General Inspectorate of Education and they demonstrate that the valorization of the administrative reform of the teaching mechanisms was prioritized before the pedagogical.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (140 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - História - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePara colher é preciso semear : um estudo da trajetória de César Prieto Martinez e sua atuação como inspetor geral do ensino no Paraná (1920-1924)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples