Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSierra, Jamil Cabral, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorBahls, Diego Paiva, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-04T17:42:58Z
dc.date.available2021-11-04T17:42:58Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72219
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 200-217pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa apresenta um conjunto de reflexões para pensar de que maneira as masculinidades na docência da Educação Infantil são construídas, produzidas e veiculadas por meio dos discursos jurídicos e midiáticos em tempos ultraconservadores. Além disso, tece reflexões sobre como as masculinidades na docência são interpeladas por meio do Projeto de Lei Estadual N. 1174/2019 (que versa sobre a separação das funções docentes e suas atribuições a partir da demarcação de gênero) e por meio de reportagens online publicadas em diferentes sites de informação. Situa-se no campo teórico-metodológico dos estudos de gênero e docência, sobretudo, os de vertente pós-estruturalista. Nessa direção, as teorizações sobre linguagem e subjetividade, assumem centralidade na pesquisa. Utiliza a análise do discurso foucaultiana como ferramenta metodológica. A pesquisa de ordem bibliográfica, documental e qualitativa, está organizada em sete capítulos que se debruçam sobre a temática em questão. As análises, construídas a partir de duas grandes categorias (Espaço escolar e Afetividade/Cuidado), sinalizam que as narrativas sobre as masculinidades na docência da Educação Infantil, operam como aparato que potencializa o imaginário de masculinidade perigosa e que reflete a figura do homem punitivo e autoritário, principalmente por ser uma função que exige contato corporal. Nesse sentido, os discursos jurídicos e midiáticos se sustentam em alusão a uma sociedade conservadora que acentua o binarismo de gênero, bem como um ideal docente. Conclui-se que há a produção de uma docência relacionada ao cuidado e que, quando se trata de pensar o cuidar, articulado às masculinidades, este se estabelece de diferentes maneiras, pois é significado a partir dos atravessamentos de gênero, podendo ser entendido como perigo ou má influência. Na mesma lógica, o cuidado, em relação às feminilidades, contrapõe-se ao assumir a posição de cuidar enquanto afeto e carinho. Os discursos reproduzem crenças e hábitos culturais que precisam de contínuos debates de caráter provocativo, formativo e informativo. Portanto, é preciso tensionar as concepções universais da docência; firmar e reafirmar os modos de existência dos professores que atuam com crianças pequenas e ressignificar as feminilidades e masculinidades na profissão docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims a set of reflections to think how masculinities in Child Education teaching are built, produced and disseminated by means of juridical and midiatic discourses, in na ultraconservative period. Furthermore, reflects on how masculinities in teaching are interpellated through the State of São Paulo bill N. 1174/2019 - which speaks on the separation of teaching functions and their attributions from a gender marking - and through reports on informative websites. The research belongs to the theoretical and methodological field of gender and teaching studies, mostly to the post-structuralism branches, to underpin considerations and analysis. On this direction, the theorizations about language and subjectivity are central in the research. Methodological tool employed is the foucaultian discourse analysis. The bibliographic, documental and qualitative research is organized in seven chapters which deals with this thematic. The analysis built form two great categories (Scholar space and Affectivity/Care) indicates that narratives about masculinities in Child Education teaching operates as an enhancer apparatus of imaginary dangerous masculinity in which reflects the shape of the punitive and authoritarian man, mainly because the function demands body contact. In this sense, juridical and midiatic discourses are sustained in the reference to a conservative society that accentuates gender binarism and an idealized teaching. Conclusions points a production of teaching related to care. Care is settled by different means when articulated to masculinities because of its signification through crossings of gender, and can be understood as dangerous or bad influencer. In the same logic, related to femininities, care is counterpointed when assumes a position of affection and tenderness. Discourses reproduce cultural beliefs and habits that need continuous provocative, formative and informative debates. Therefore, it is necessary to tension the universal conceptions of teaching; assert and reassert the existence modes of early child teachers and give a new meaning to femininities and masculinities in teaching profession.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (217 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantil - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleGênero e docência na educação infantil : produção de masculinidades docentes em discursos jurídicos e midiáticos em tempos ultraconservadorespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples