TAEP4.0 : processo educacional de assistência ao professor baseado no contexto da educação 4.0
Resumo
Resumo: Os profissionais de hoje precisam ser capacitados para bem mais do que atividades repetitivas. Assim, cabe à escola promover situações que possibilitem aos estudantes desenvolver as competências e habilidades que são requeridas no Século XXI, tais como: resolução de problemas, tomada de decisão, criatividade, colaboração, comunicação e autonomia. Esta prática redefine o formato de Educação, conhecida como Educação 4.0. Com base na literatura, foi percebido que grande parte dos estudos no contexto da Educação 4.0 está interessada no desenvolvimento do estudante, mas poucos propõem o apoio aos professores nesse novo desafio. Portanto, este trabalho apresenta o Teacher Assistance Educational Process (TAEP4.0) com o objetivo de apoiar os professores em atividades relacionadas a Educação 4.0. Este processo educacional pode contribuir na preparação de aulas centradas nos estudantes, incluindo atividades práticas, personalizadas e interativas. Para organização e proposta do TAEP4.0, as etapas do modelo de design instrucional ADDIE foram utilizadas, sendo Analisar, Projetar, Desenvolver, Implementar e Avaliar. Desse modo, quatro estudos preliminares foram realizados com diferentes abordagens educacionais, a fim de conhecer as necessidades dos estudantes e experimentar algumas possibilidades da Educação 4.0 como personalização de conteúdo e incentivo de competências e habilidades do Século XXI. Simultaneamente, um Mapeamento Sistemático da Literatura foi realizado para identificar as iniciativas da Educação 4.0 desenvolvidas para promover o avanço da educação. Posteriormente, os passos do TAEP4.0 foram definidos, a partir das contribuições dos estudos preliminares e Mapeamento Sistemático da Literatura. Em sequência, os passos do TAEP4.0 foram avaliados por educadores, incluindo especialistas em Informática na Educação e professores, para verificar a facilidade de uso, utilidade e intenção de uso futuro, usando os indicadores do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Além disso, o TAEP4.0 foi utilizado por professoras da Educação Básica para planejamento e execução de projetos, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola. Por fim, o TAEP4.0 foi avaliado por gestoras educacionais para verificar a contribuição desta proposta para os processos de ensino e aprendizagem. Os resultados dos estudos indicaram que o TAEP4.0 pode aumentar o conhecimento e a interação dos professores sobre a Educação 4.0, auxiliar na preparação de atividades com o uso de recursos tecnológicos, apoiar no processo de capacitação dos professores para o uso dos recursos tecnológicos, contribuir na reformulação do currículo, permitir o professor acompanhar os estudantes durante a execução dos projetos, além de incentivar diversas competências e habilidades do Século XXI. Palavras-chave: Educação 4.0. Processo Educacional. Competências e Habilidades. Século XXI. Formação docente. Abstract: Today's professionals need to be trained for much more than repetitive activities. Thus, it is up to the school to promote situations that enable students to develop the skills and competencies required in the 21st Century, such as problem-solving, decision making, creativity, collaboration, communication, and autonomy. This practice redefines the Education format, known as Education 4.0. Based on the literature, it was noticed that most studies in the context of Education 4.0 are interested in student development. However, few propose support for teachers in this new challenge. Therefore, this work presents the Teacher Assistance Educational Process (TAEP4.0) to support teachers in activities related to Education 4.0. This educational process can contribute to the preparation of classes centered on students, including practical, personalized, and interactive activities. For the organization and proposal of TAEP4.0, ADDIE instructional design model steps were used, being Analyze, Design, Develop, Implement, and Evaluate. In this way, four preliminary studies were carried out with different educational approaches to meet students' needs and experience some possibilities of Education 4.0, how to personalize content, and encourage 21st-Century skills and competencies. Simultaneously, a Systematic Mapping Study was carried out to identify the Education 4.0 initiatives developed to promote of education. Subsequently, the steps of TAEP4.0 were defined based on preliminary studies' contributions and Systematic Mapping Study. In sequence, the steps of TAEP4.0 were evaluated by Education professionals, including specialists in Informatics in Education and teachers, to verify the ease of use, usefulness, and intention of future use, using the indicators of the Technology Acceptance Model (TAM). Besides, TAEP4.0 was used by Basic Education teachers to plan and execute projects, using the technological resources available at the school. Finally, TAEP4.0 was evaluated by educational managers to verify the contribution of this proposal to the teaching and learning processes. The results indicated that TAEP4.0 could increase the teachers' knowledge and interaction about Education 4.0, assist in the preparation of activities with technological resources, and contribute to the reformulation of the curriculum. Moreover, our findings showed that TAEP4.0 could allow the teacher to accompany students during the execution of projects, support training teachers to use technological resources and encourage diverse 21st Century skills and competencies. Keywords: Education 4.0. Educational Process. Skills and Competencies. 21st Century. Teacher Training.
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