As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
Visualizar/ Abrir
Data
1993Autor
Casagrande, Martha Monica Ruiz Leon
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Sendo o interesse do presente estudo analisar as vivências motrizes no processo de socialização da criança de sete anos sob a óptica da família e a Instituição Pré-escolar (Lar Infantil) em Bogotá, foi necessário caracterizar alguns conceitos norteadores a partir da consulta à literatura sobre teorias de socialização, de desenvolvimento humano, sobre abordagens da educação e Tendências na pré-escola como também sobre abordagens do movimento humano. Posteriormente a fim de contextualizar o estudo na Colômbia e em Bogotá foi caracterizada a situação da família, da criança e da educação para seguidamente diferenciar as instituições que oferecem este serviço ficando identificado o Lar Infantil como instituição a ser pesquisada. A pesquisa de campo pretendia descobrir pistas que iluminassem o problema e foi realizada no Lar Infantil "Rayito de Sol" selecionando as crianças de sete anos com as famílias, a professora responsável por esse nível e a diretora da instituição. Após a pesquisa de campo e através das entrevistas e observações foi concluído que os agentes socializadores (formais e informais) das crianças pesquisadas, em Bogotá, compreendem as vivências motrizes como um recurso para conseguir o desenvolvimento de atributos relacionados a padrões estabelecidos - sejam estes morais, cognitivos, sociais, físicos ou de higiene - e como via de aproximação da criança com seu contexto social e de aprendizagem neste. Foi concluído, também, que é necessária uma proposta educacional que não esteja restrita nem à escola nem a um processo de educação formal, que na opinião da autora deve se aproximar da abordagem sócio-cultural de Paulo Freire. Foi concluído, ainda, que é necessária uma proposta de abordagem do movimento Humano que recupere a interdependência existente na visão Homem-Mundo e que na opinião da autora é a concepção dialógica para o Movimento Humano de Tamboer; portanto, recomenda-se a implementação dessas abordagens na Pré-escola e a revitalização do projeto do Lar Infantil com a inclusão desses novos fundamentos. Resumen: Siendo el interés del presente estúdio, analizar las vivencias motrices en el proceso de soeialización del niño de siete años, sobre la óptica de la familia y la institución prescolar, Hogar Infantil, en Bogotá, fué necesario caracterizar algunos conceptos centrales, a partir de la consulta de la Iiteratura específica sobre teorias de socialización y de desarrollo humano, también con relación a abordajes de la educación y las tendencias en el prescolar y finalmente sobre abordajes del movimiento humano. Posteriormente, con el objetivo de contextualizar el estudio en Colombia y en Bogotá se caracterizó la situacián de la familia, del niño y de la educación, para enseguida diferenciar las instituciones que oferecem este servicio, identificandose así, la institución que seria investigada. La Investigación de campo pretendia descubrir pistas que ayudaran a iluminar el problema, por tanto, fué realizada en el Hogar Infantil, seleccionado los niños de siete anos con sus familias, la profesora reponsable por ese nivel y la directora de la institución. Después del trabajo de campo y a través de las entrevistas y observaciones se concluyó que los agentes socializadores (formales e informales) de los niños de siete anos del Hogar Infantil investigado en Bogotá, comprenden las vivencias motrices como un recurso para conseguir el desarrollo de atributos relacionados com patrones establecidos - asi sean estos morales, cognoscitivos, sociales, físicos o de higiene - e como via de aproximación del niño con su contexto social y de aprendizaje en este. Se concluyó que es necesaria una propuesta educacional que no esté restricta ni a la escuela, ni a un proceso de educación formal, que según la opinión de la autora debe aproximarse del abordaje socio-cultural, de Paulo Freire. Fue concluido también, la necesidad de una propuesta de abordaje del movimento humano, que recupere la interdependencia existente em la visión Hombre-Mundo y que la autora considera que és la concepción dialógica para el Movimento Humano, de Tamboer; portanto, se recomienda la implementación de essas abordajes para el prescolar y la revitalización del proyeto del Hogar Infantil com la inclusión de los nuevos fundamentos.
Collections
- Dissertações [909]