Dos Mitos ao "Mito" : um estudo sobre o conceito de mito político na era da comunicação digital a partir da campanha presidencial de Jair Bolsonaro
Resumo
Resumo : Durante as eleições de 2018, viu-se candidatos aos mais variados cargos utilizarem plataformas digitais e as redes sociais para expandir o seu alcance e eleitorado. Um dos mais beneficiados por essa nova estratégia foi o vencedor da corrida presidencial, Jair Bolsonaro, que ao invés de participar dos debates televisionados, optou por realizar lives em suas redes sociais. Seu eleitorado o apelidou de "mito", mas o que isso significa? Na Ciência Política o conceito de mito é frequentemente utilizado para se referir a discursos ou promessas falsas. Em outras palavras, seria sinônimo de uma fabulação a ser revelada pelo pesquisador. O objetivo deste trabalho de abordagem histórico-conceitual e especulativa é discutir o conceito de mito para o campo da Comunicação Política em um cenário marcado pelo uso intensivo das plataformas digitais de informação e comunicação. Para isso, analisa-se a pertinência desse conceito na campanha midiática de Jair Bolsonaro a partir de notícias de jornais, tweets e páginas de Facebook. Esse trabalho parte da hipótese que a apelidação do parlamentar não se adequa ao conceito de mitologia política, porém foi adotado por ele como uma forma de marketing eleitoral. Como conclusão, observa-se que a alcunha "mito" se aproxima de uma tática digital de angariar notoriedade chamada de trollagem, um termo reelaborado dentro da Comunicação Política contemporânea como uma nova forma de estratégia política e eleitoral.
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