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dc.contributor.advisorMontenegro Gómez, Jorge Ramón, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Adriane de, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T13:06:29Z
dc.date.available2021-12-14T13:06:29Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64374
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jorge Ramón Montenegro Gómezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 22/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 156-164pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os povos e comunidades tradicionais protagonizam no Brasil, um conjunto de movimentos sociais que vêm politizando a cultura e colocam no primeiro plano de suas ações e discursos, a questão da diferença através do direito ao território e ao reconhecimento de suas territorialidades. São movimentos que, tomados em seu conjunto, reivindicam o reconhecimento jurídico-formal de suas formas tradicionais de ocupação, do ser e fazer e do uso dos recursos naturais. Diferenciam-se pelas estratégias discursivas, identitárias e territoriais. Esse trabalho tem intenção de trabalhar com o Movimento Aprendizes de Sabedoria do Estado do Paraná (MASA), formado por Benzedeiras e Benzedores, Curandeiras e Curadores, Costureiras e Costureiros de Rendidura e/ou machucadura, Rezadeiras e Rezadores, Remedieiras e Remedieiros, Massagistas Tradicionais, Parteiras e Aprendizes de benzedura representados como detentores de ofício tradicional de cura e de saúde popular, associados a saberes, conhecimentos e práticas tradicionais, implicados num cenário de conflitos por reconhecimento e redistribuição de direitos. Estão longe de serem considerados apenas uma sobrevivência folclórica de uma época remota. Eles coexistem com outras práticas terapêuticas legitimadas pelo saber científico por meio de mecanismos de r-existência e se mantém em constante processo de ressignificação, integrando o leque de práticas culturais humanas de cuidado individual e coletivo. O foco foi compreender e analisar as estratégias de territorialidades do MASA e as disputas relacionadas aos territórios dos saberes. Para isso, analisamos a construção do sujeito político e da identidade coletiva do grupo enquanto movimento social, seus conflitos e o repertorio de lutas. Como se deu o processo que culminou na territorialização do movimento na região centro-sul do Estado do Paraná. As disputas com a medicina-moderna-colonial-medicalizadana luta do movimento pelo reconhecimento do ofício, e ainda os mecanismos de r-existência construídos pelo movimento frente àmercantilização dos saberes, da saúde que resultam nas diferentes formas de se fazer comunidade pelo movimento através de relações de solidariedade. A metodologia proposta foi qualitativa com pesquisa participante, com várias incursões a campo para poder acompanhar o caminhar do movimento. Utilizou-se ainda o levantamento documental e metodologias horizontais. Palavras chave: movimento, territorialidades, disputas do saber, comunidade, r-existência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The traditional peoples and communities are the protagonists in Brazil, a group of social movements that have been politicizing the culture and place in the foreground of their actions and discourses, the issue of difference through the right to the territory and the recognition of its territorialities. They are movements that, taken as a whole, claim the formal legal recognition of their traditional forms of occupation, being and doing and the use of natural resources. They differ in discursive, identity and territorial strategies. This work intends to work with the Paraná State Learners of Wisdom Movement (MASA), formed by Blessed and Healers, Seamstresses, Prayers, Remedies,Traditional Masseurs , Midwives and Apprentices of blessing represented as holders of the traditional healing and popular health craft, associated with traditional knowledge and practices, implicated in a scenario of conflicts for the recognition and redistribution of rights. They are far from being considered just a folk survival of a remote era. They coexist with other therapeutic practices legitimized by scientific knowledge through mechanisms of r-existence and remain in a constant process of resignification, integrating the range of human cultural practices of individual and collective care. The focus was to understand and analyze MASA territoriality strategies and disputes related to knowledge territories. For this, we analyze the construction of the political subject and the collective identity of the group as a social movement, its conflicts and the repertoire of struggles. How was the process that culminated in the territorialization of the movement in the south-central region of the state of Paraná. The disputes with the modernized-colonialmedicalized medicine in the movement's struggle for recognition of the craft, and also the mechanisms of r-existence built by the movement in the face of the commodification of knowledge and health that result in the different ways of making community by the movement. through solidarity relations. The proposed methodology was qualitative with participant research, with several field incursions to be able to follow the movement. The documentary survey and horizontal methodologies were also used. Keywords: movement, territorialities, knowledge disputes, community, r-existencept_BR
dc.format.extent164 p. : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTerritoriopt_BR
dc.subjectTerritorialidade humanapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleO Movimento Aprendizes de Sabedoria (MASA) : tecendo territorialidades de cura na disputa por saberes comunspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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