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dc.contributor.authorSilva, Luciane Olegario da, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherSchwendler, Sonia Fátima, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-13T13:46:10Z
dc.date.available2019-12-13T13:46:10Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64170
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Sônia Fátima Schwendlerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 189-199pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo apresenta reflexões acerca das temáticas de gênero e sexualidade como dimensões da formação humana no âmbito da escola do campo. Objetivase compreender de que modo as questões de gênero e sexualidade são compreendidas e trabalhadas como dimensões da formação humana, na Escola Estadual do Campo José Martí ? EECJM, localizada no Assentamento Oito de Abril, em área de reforma agrária do município Jardim Alegre ? Paraná. A presente pesquisa justificase pela necessidade de apreender como é trabalhada a questão de gênero e sexualidade no contexto do campo, uma vez que a escola é uma instituição a qual tem a função de ensinar, formando sujeitos críticos, livres de preconceito ou de qualquer tipo de discriminação. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa, tendo por base a análise bibliográfica e empírica acerca do objeto. Assume-se como metodologia de investigação o estudo de caso, que foi desenvolvido tendo como técnicas de investigação, a observação participante, entrevistas e dois grupos focais. Neste processo, participaram 18 profissionais da educação, incluindo professores/as, pedagogos/ as e direção. Além deles, também 20 estudantes do Ensino Médio. Na contextualização desta pesquisa, foram trazidas as matrizes formativas e princípios que embasam a educação do MST já que dialogam com os aportes teóricos que fundamentam os temas em questão. A pesquisa revelou que os/as estudantes e os/as profissionais da educação compreendem o gênero a partir de uma concepção binária, vinculada ao sistema patriarcal e aos papéis de gênero, porém predomina o entendimento de que esta categoria abarca a igualdade e diversidade de gênero. A sexualidade ainda é vista a partir da biologização/reprodução, embora haja uma abertura para questões da diversidade sexual. No âmbito curricular, constatou-se que, não obstante, os temas estejam presentes nos documentos da escola e em algumas práticas educativas, há lacunas na sua efetivação no trabalho pedagógico. Pode-se afirmar que gênero e sexualidade como dimensões da formação humana foram evidenciadas na perspectiva do currículo oculto e em práticas esporádicas. Os dados revelam que a EECJM aponta iniciativas para superar preconceitos e discriminações, bem como visibilizar a diversidade de gênero e sexual e a igualdade de gênero. Palavras chave: Gênero. Sexualidade. Educação. Escola do campo. Formação Humana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study brings reflections on the themes of gender and sexuality as dimensions of human education within the countryside school. The aim is to understand how gender and sexuality issues are understood and dealt with as dimensions of human education, at the Rural State School José Martí - EECJM, located in the Eight April Settlement, in an agrarian reform area of the municipality of Jardim Alegre - Paraná. This research is justified by the need to understand how the issue of gender and sexuality is discussed in the countryside, since the school is an institution which has the purpose of teaching, enabling the student to become critical subjects, free from prejudice or any kind of discrimination. For this, a qualitative approach is adopted, based on the bibliographical and empirical analysis about the object. This research methodology is based on a case study, which was developed through research techniques such as: participant observation, interviews and two focus groups. This process involved 18 education staff, including teachers, pedagogy educators and directors. In addition to them, it also involved 20 secondary school students. In the context of this research, were brought the seminal background and principles that underlie the Landless Workers Movement's education, since they are related to the theoretical base of this study. The research revealed that students and education staff take gender from a binary conception, linked to the patriarchal system and gender roles, but the understanding that this category encompasses gender equality and diversity predominates. Sexuality is still viewed from a biologization / reproduction perspective, although there is openness to issues of sexual diversity. Regarding the curriculum, it was found that, nevertheless, the themes are present in the school documents and in some educational practices; there are gaps in their implementation in the pedagogical work. It can be stated that gender and sexuality as dimensions of human education were evidenced from the perspective of the hidden curriculum and sporadic practices. The data reveal that EECJM points to initiatives to overcome prejudice and discrimination, as well as to make visible gender and sexual diversity and gender equality. Keywords: Gender. Sexuality. Education. Countryside School. Human Education.pt_BR
dc.format.extent224 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleGênero e sexualidade como dimensões da formação humana na Escola Estadual do Campo José Martí, Assentamento Oito de Abril, Jardim Alegre-PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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