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dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.authorMaes, Alice Moralespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T19:04:19Z
dc.date.available2022-10-19T19:04:19Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61641
dc.descriptionOrientadora: Zélia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 93-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: Como os demais setores da Educação, as atividades artísticas visam à promoção humana e, portanto, não devem ser direcionadas apenas a uma elite privilegiada. Elas devem dirigir-se no sentido da construção do homem, tornando-se direito de todos. Para a criança, em especial, as artes contribuem para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social e podem assegurar-lhe uma comunicação significativa consigo e com seu meio ambiente. Por essas razões, elaborou-se uma proposta de atividades artísticas, porém, dirigida a um grupo especial de crianças: o dos meninos de rua, do centro de Curitiba. Esses meninos são aqueles que, por motivos sócio-econômicos, estão nas ruas para conseguir condições de sobreviver. Atuam em diversas atividades, sem vinculo empregatício, como as de engraxate, lavador de carros, vendedor de flores, catador de papel e outras. Nas ruas, seu local de trabalho, permanecem o dia todo e, as vezes, a noite. Quase sempre não tem condições de frequentar a escola. São, portanto, prejudicados na ampliação de suas potencialidades intelectuais, além de estarem sempre expostos aos perigos da desorganização social. O presente trabalho está baseado no projeto de promoção humana do Fundo das Nações Unidas para a infância, cujo objetivo não é tirar das ruas a criança que nelas trabalha em busca da própria sobrevivência e ate da família, mas dar-Ihe condições de aumentar seu nível de qualidade de vida no próprio meio em que se encontram. Nesse sentido é que se elaborou a proposta, a fim de se levar os benefícios das artes aos meninos de rua, que teriam oportunidade de uma dupla participação: de um lado, criar, executar suas concepções e promover-se; de outro, serem envolvidos e conduzidos a ambientes adequados à apreciação de atividades artísticas, como a dança, o teatro, exposições de arte, o cinema e outras. Isso proporcionaria ao menino de rua, além do desenvolvimento de suas potencialidades, a descoberta de suas aptidões com possibilidades de profissionalização e, ainda, um local de encontro e socialização. A fim de validar a proposta, foi feito um levantamento de dados por meio de um questionário, pelo qual se constatou o interesse de todos os meninos entrevistados em participar de atividades artísticas. Obviamente o projeto não prescindira da participação dos órgãos governamentais, dos recursos humanos a serem mobilizados, de espaços físicos requeridos e do apoio instrumental adequado. Sugere-se a participação da UFPR para a integração do seu potencial educativo com a comunidade por meio dos estudantes dos cursos de Educação Artística, Ciências Sociais e Pedagogia; da Fundação Cultural de Curitiba, pelo espaço físico de que dispõe para o funcionamento das atividades; e do Instituto de Assistência ao Menor da Secretaria do Estado de Saúde e Bem Estar Social, para o qual os recursos financeiros da UNICEF - necessários a implementação da proposta - são repassados. Essa proposta, enfim, ê uma alternativa para se conseguir a intensificação das relações da UFPR com a comunidade, por meio de sua participação num programa de valorização e desenvolvimento da criança sem recursos, que necessita lutar pela sobrevivência na cidade aberta: o "menino de rua" de Curitiba.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Artistic educational activities have human enhancement as their primary aim, by no means standing for an exclusive privilege of the elites: they should be directed to man's development in terms of a universal right. Youngsters specially, may benefit from artistic activities as to their intellectual, affective and social development, by attaining both a consequential disclosure of themselves and a meaningful interaction with the cultural environment. In view of the grounds above, a plan for artistic activities is proposed on behalf of a special class of youngs ters: that of the street boys from down-town Curitiba. Such boys, out of social and economic reasons, are bound to draw from the streets their daily subsistence by making do as shoe-polishers, car-washers, waste-paper retrievers, etc., with-out any legal employment guaranties. In the streets, so much their work as living milieu, those boys spend the whole day and not seldom, the night. As a general rule, they are socially denied minimal conditions to attend school, thus being hampered in the systematic development of their intellectual potentialities, and moreover, remaining continually exposed to the dangers of social disorganization. This study derives its basis from the United Nations International Children Emergency Fund's project for human pro motion, the main objective of which is not to remove the children from the streets, where they find means of surviving and helping their families, but to offer them conditions to improve the quality level of living in their own environment. The proposed plan in this study follows the pointed orientation, as it aims at imparting the benefits of artistic activities to street boys, in a double perspective: in one hand trying to give them an opportunity to be creative by carrying out their ideas and expressing themselves; in the other hand, granting them a sharing experience in ambiances devoted to the staging and appreciation of artistic activities and means, such as dance, theater, films, etc. That way, the street boys would not only dispose of adequate conditions to discover and to develop their aptitudes, but to count on an environment of social participation, and possibly, of professional orientation. In order to effect a previous validation of the plan, a survey was conducted by means of an oral questionnaire applied to a group of street boys; it yielded an unanimous interest from the boys to participate in artistic activities. Obviously, the project presented in that study does necessarily rely upon public and governmental funding and help. Suggestions are made about the engagement of the Federal University of Parana, in terms of an integration with the community through the cooperation of students from Artistic Education, Social Sciences and Pedagogy; of the Cultural Foundation of Curitiba, regarding the needed physical facilities; of the Institute for Assistance to the Minor, of the Parana State's Health and Social Well-Being Secretary, on account of the monetary resources transferred to it by UNICEF. The envisioned project of this study, briefly, represents an alternative to intensify the relations of the Federal University of Parana with the community via a program for the educational valuing and development of that youngster struggling for his survival in the open city: the street boy of Curitiba.pt_BR
dc.format.extent98 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação artisticapt_BR
dc.subjectMeninos de Ruapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMeninos de rua e Educação Artística : um projeto de integração universidade-comunidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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