Malabar : processos de aprendizado
Resumo
O presente trabalho refere-se ao estudo de caso envolvendo o tema malabares e educação. O objetivo geral é compartilhar as experiências vividas pela pesquisadora com o malabares e todos os seus benefícios ao desenvolvimento humano em perspectiva dialógica com a Arte e a Educação. A pesquisa foi desenvolvida metodologicamente em três etapas distintas, mas totalmente interligadas com o processo de aprendizado educacional. A primeira etapa aconteceu nas ocupações das escolas estaduais contra a reforma do ensino médio, no ano de 2016, na cidade de Matinhos/Paraná, com a proposta de minicurso de confecção e prática de malabares com bolinhas. A segunda etapa aconteceu no Colégio Estadual Gabriel de Lara, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral(UFPR), no qual foram ministradas oficinas de teatro com malabares. E a última etapa está ainda em andamento na Associação de Moradores da Vila Nova, no município de Matinhos-PR. Essas vivências aconteceram entre 2015 e 2018. O tema Malabar permeia toda a trajetória acadêmica dessa artista/pesquisadora. Toda essa trajetória artística pedagógica resultou e ainda está resultando nas seguintes conclusões inconclusivas: a necessidade das crianças de interagir além das atuais tecnologias (celular, computador, videogame, etc..) ; a opção de sair da sala de aula fechada, ou seja o ensino tradicional.
Collections
- Artes (Litoral) [134]