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dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Vosne, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorFontoura Junior, Antonio Josépt_BR
dc.date.accessioned2023-11-07T19:22:22Z
dc.date.available2023-11-07T19:22:22Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60287
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Paula Vosne Martinspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 12/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.303-324pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em diferentes sociedades e momentos históricos surgiram obras literárias que tiveram como objetivo ensinar seus leitores e leitoras a realizar o que cada cultura e grupo social considerava o devido ato sexual. Nesta tese, foram estudados manuais sexuais publicados no Brasil, desde as últimas décadas do século XIX às últimas décadas do século XX, buscando perceber de que maneira tais textos se alinhavam às concepções de sexualidade e de gênero em mutação no período. Obras relativamente esquecidas pela historiografia, tais manuais foram majoritariamente produzidos por médicos homens, e visavam construir um modelo normativo de sexualidade que se fundava, pelo menos até o momento da chamada Revolução Sexual a partir de final dos anos 1960, em uma natureza determinista. A análise das fontes indica um processo de liberalização sexual que, em seus inícios, privilegiou a sexualidade masculina, com a feminina sendo considerada inferior em desejos, e passiva em essência. As alterações sociais do Brasil, inclusive nas relações entre gêneros, dialogam com a liberalização sexual feminina que ocorreu a partir de final dos anos 1960. Esta tese termina discutindo as relações que os atos sexuais mantêm com as sociedades como um todo, além de debater como processos históricos parecem apresentar determinado sentido e direção, como se possuíssem sua própria racionalidade. Palavras-chave: manuais sexuais; sexualidade; gênero.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In different societies and historical periods were developed literary works that had as its main objective to teach its readers to perform what each culture and social group considered the proper sexual act. In this thesis, were studied sex manuals published in Brazil, from the last decades of the nineteenth century to the last decades of the twentieth century, in order to understand how these texts aligned with the conceptions of sexuality and gender in a time of change. Works relatively neglected by historiography, such manuals were mostly produced by male doctors, and aimed at building a normative model of sexuality that was based, at least until the time of the socalled Sexual Revolution in late 1960s, in a deterministic nature. The analysis of the sources indicates a process of sexual liberalization that, in its beginnings, privileged the masculine sexuality, with the feminine being considered inferior in desires, and passive in essence. The social changes in Brazil, including in the relations between genders, dialogue with the female sexual liberalization that occurred from the end of the 1960s. This thesis concludes by discussing the relationships that sexual acts maintain with societies as a whole, as well as debating how historical processes seem to present a certain sense and direction, as if they had their own rationality. Keywords: sexual manuals; sexuality; genre.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSexo - Manuais, guias, etc.pt_BR
dc.subjectSexo e historiapt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.titlePedagogias da sexualidade e relações de gênero : os manuais sexuais no Brasil (1865-1980)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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