Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoethe, Paulo Astor, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorMariano, Thiago Viti, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2018-10-04T19:39:56Z
dc.date.available2018-10-04T19:39:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57482
dc.descriptionOrientador: Prof. Paulo Astor Soethept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 29/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.299-318pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Alemão como Língua Estrangeirapt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos, surgiram novas abordagens no âmbito da teoria da cultura e literatura no ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE), que, por uma lado, significam uma mudança der paradigma na área da teoria da cultura em direção à uma abordagem interpretativa/discursiva, e, por outro lado, buscam amenizar a tendência utilitarista atual de um ensino de línguas estrangeiras pautado primordialmente por competências, mensurabilidade e estandardização. Essa tendência, que se manifesta no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (QCER) e, por consequência, nos materiais didáticos, faz com que o uso estético da língua e aspectos culturais tenham um papel marginal no ensino de ALE em geral. Os novos descritores para a aprendizagem cultural utilizados no QCER, publicados em 2017, são embasados em uma abordagem intercultural que já vem sendo alvo de críticas há anos. No âmbito deste trabalho se buscou comtemplar aspectos afetivo-emocionais do processo de aprendizagem de ALE, contrabalançando assim a tendência utilitarista atual no ensino de línguas estrangeiras mencionada acima. Neste contexto, uma análise sobre as práticas de ensino de professores de ALE no contexto brasileiro parece pertinente, assim como uma reflexão acerca de como integrar aspectos relacionados especificamente à didática da literatura na formação de professores de alemão em nível superior. O estudo empírico, predominantemente qualitativo, aqui apresentado se propôs a analisar a autopercepção e as práticas de ensino relacionadas ao uso de literatura e expressões artísticas por instrutores de ALE no Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin-UFPR). Ademais, se buscou acessar até que ponto uma sensibilização de professores/estagiários para um trabalho que contemple a dimensão estética das obras e transcenda o fomento das quatro habilidades tradicionais na língua estrangeira tem impacto em sua prática de ensino. No âmbito deste trabalho também se buscou tecer reflexões acerca de como enfrentar os desafios que se põem para a Germanística e a formação de professores de alemão no contexto educacional brasileiro, como por exemplo a legitimação dos Cursos de Letras Estrangeiras nas universidades públicas do país. Palavras-chave: Alemão como Língua Estrangeira 1. Formação de professores 2. Literatura no ensino de Alemão como Língua Estrangeira 3. Didática da literatura 4. Pesquisa empírico 5.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Throughout the last decade, there has been a development in the field of the cultural and literary theory in German as a Foreign Language (GFL) on theoretical and practical level. On the one hand, this development ist the consequence of a paradigm shift in cultural theory in GFL towards an interpretative/discursive approach. On the other hand, it is an attempt to counteract the current tendency of a GFL-classroom which is characterised by standardisation, competence orientation and measurability. This becomes clear in the sense that cultural learning and the aesthetic uses of language only play a marginal role in the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) and in current learning materials for GFL. In the CEFR, little attention is given to the aesthetic uses of language and the new descriptors for plurilingual and pluricultural competence from 2017 are tied to a concept of intercultural learning, which has long come under criticism in the research field of GFL. This doctoral dissertation shifts the focus from measurable competences to emotional, affective dimensions of the learning process. The central research question is whether (trainee) German teachers of the language centre of the Federal University of Paraná (Celin-UFPR) use literary texts and other aesthetic media (such as pictures, films, music, etc.) in their teaching practice. Moreover, the study accesses whether a sensitization for a use of literature and other forms of art which transcends the training of the four traditional skills in the foreign language and contemplates the aesthetic dimension of texts has an impact on the teaching practice of (trainee) teachers of the language centre. In addition, this thesis reflects on what possible curricular changes in the field of German Studies and the training of German language teachers at Brazilian universities might result from this study, so that the impending challenges, such as the rising legitimacy pressure in the light of the current educational policies by the Brazilian government, can be best handled. Keywords: German as a Foreign Language 1. Teacher training 2. Literature in teaching German as a Foreign Language 3. Literature didactics 4. Empirical research 5.pt_BR
dc.format.extent568 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLingua alemãpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleLiterarische texte und ästhetisches Lernangebote in der Praxis Auszubildender DaF-Lehrender an der UFPR in Curitiba - Paranápt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples