Técnicas de criação de personagem e diálogo no ensino de publicidade : mais sensibilidade, criticidade e autonomia
Resumo
Resumo: O mundo globalizado transformou a forma como as pessoas consomem informação (BAUMAN, 2000), o que também impactou o mercado publicitário (BURROWES, 2008). Porém, pouco dessas mudanças são levadas em conta nas aulas dos cursos de publicidade (MARQUES FILHO, 2014). Em busca de alternativas para o ensino neste novo cenário, encontrou-se na junção das ideias de diferentes autores três características que podem ajudar os estudantes a se tornarem comunicadores mais completos e criativos: sensibilidade, criticidade e autonomia. Como uma tentativa de oferecer condições para o desenvolvimento dessas habilidades, por meio do método experimental, técnicas de criação de personagem e diálogo foram lecionadas aos alunos do quarto semestre de publicidade da UFPR. O experimento mostrou como a intertextualidade pode fornecer técnicas e processos que contribuam para a formação do estudante. Processos esses que têm um aporte técnico, teórico e mercadológico, mas que também levam em conta o humano, o emocional e o desenvolvimento do autoconhecimento no estudante e do mundo a sua volta. Mas, para que isso de fato ocorra, o docente também deve buscar uma relação mais humana, próxima, dialógica e horizontal com os discentes
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- Publicidade e Propaganda [199]