Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrudencio, Kelly Cristina de Souza, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorAndrade, Tiago Cesar Galvão dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-21T11:37:57Z
dc.date.available2023-03-21T11:37:57Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52920
dc.descriptionOrientador: Kelly Prudênciopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No dia 21 de abril de 2012, a organização não governamental (ONG) Invisible Children publicou no portal de vídeo Youtube.com o vídeo intitulado Kony 2012. Com aproximadamente trinta minutos de duração, o vídeo obteve cerca de cem milhões de acessos em apenas seis dias, sendo considerado o "viral mais rápido do mundo". Como o vídeo em questão apresenta uma causa, ele acabou por suscitar algumas questões a respeito de quais seriam as potencialidades políticas de um vídeo online e do fenômeno da política na internet. No contexto da democracia deliberativa, é fundamental a participação da Sociedade Civil no processo político através da chamada deliberação, que consiste num processo de decisões políticas que resultam de um debate público, de um processo comunicativo no qual os atores da sociedade civil procuram inserir suas temáticas e causas diversas em debate, fornecendo justificativas públicas num jogo de dar e pedir razões em público que ocorre num ambiente mediatizado. Todavia, o ingresso nesse debate público possui algumas tensões e dificuldades. Nesse ínterim, a comunicação estratégica acaba por se colocar como fundamental para os projetos de mobilização social que almejam ganhar existência pública. Além disso, segundo Mafra (2006), a comunicação estratégica nas mobilizações sociais podem desenvolver três dimensões: espetacular, festiva e argumentativa. Por isso, argumentamos no presente trabalho que Kony 2012 se configura como uma ação de comunicação estratégica da Invisible Children. Sendo assim, analisamos Kony 2012 segundo o quadro analítico proposto por Mafra (2006) a respeito das três dimensões anteriormente citadas. Como resultado, verificamos que apesar da viralização e da intensa repercussão midiática suscitada pelo vídeo, Kony 2012 se apresenta apenas como uma ação pontual dentro de uma possível comunicação estratégica delineada pela ONG, sendo uma ação predominantemente espetacularpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação - Planejamentopt_BR
dc.subjectComunicação - Internetpt_BR
dc.titleKony 2012 e comunicação estratégica nas mobilizações sociais : o espetáculo, a festa e a argumentaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples