Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
Resumo
Resumo: Os espaços/ambientes escolares são espaços de formação humana, seu objetivo é formar sujeitos capazes de agir e compreender o mundo a sua volta de forma crítica. Os espaços/ambientes da Educação Infantil educam e revelam o trabalho desenvolvido, e por isso estudá-los permitiu compreender que a organização de um espaço reflete a qualidade do cuidado com as crianças e também com o meio ambiente. Destarte, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre a organização dos espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em Educação Ambiental, tendo como problema de pesquisa: como a organização dos espaços/ambientes de infância podem potencializar práticas pedagógicas em EA? A fim de alcançar o objetivo geral desta dissertação, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, desenvolvida em um Centro de Educação Infantil de Curitiba. Para a coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: observação não participante, análise do Projeto Político-pedagógico e entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram que é preciso qualificar as vivências das crianças preparando espaços/ambientes de infância que promovam a qualidade de vida e instiguem as crianças à investigação do seu meio. Os espaços/ambientes devem ser os verdadeiros mediadores das ações, integradores de conhecimentos e experiências, onde a criança possa agir de forma autônoma. Este estudo contribuirá para o debate acerca dos desafios e possibilidades quanto à organização dos espaços/ambientes e a sua relação com EA. Palavras chave: Espaços/Ambientes; Educação Ambiental; Educação Infantil. Abstract: The school spaces/environments are spaces of human formation, its objective is to form person capable of acting and understanding the world around them critically. The spaces/environments of Early Childhood Education educate and reveal the work developed, and therefore studying them allowed us to understand that the organization of a space reflects the quality of care with children and also with the environment. Thus, the general objective of this research is to analyze the relationship between the organization of the childhood spaces/environments and the pedagogical practices in Environmental Education, having as research problem: how the organization of childhood spaces/environments can potentiate pedagogical practices in environmental education? In order to reach the general objective of this dissertation, a qualitative exploratory research was developed at a Center for Early Childhood Education in Curitiba. For data collection, the following instruments were used: non-participant observation, analysis of the Political-Pedagogical Project and semi-structured interviews. The data were analyzed using the content analysis technique of Bardin (2011). The results revealed that it is necessary to qualify the children's experiences by preparing childhood spaces/environments that promote the quality of life and instigate children to the investigation of their environment. Spaces/environments must be the true mediators of actions, integrators of knowledge and experiences, where the child can act autonomously. This study will contribute to the debate about the challenges and possibilities regarding the organization of spaces/environments and their relation with environmental education. Keywords: Spaces / Environments; Environmental education; Child education
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