Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Artur, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorNunes, Amanda Habithpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T13:17:20Z
dc.date.available2020-03-04T13:17:20Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49514
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Artur Correia de Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 14/08/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 129-136pt_BR
dc.description.abstractResumo: Ferreira Gullar, principal defensor e teórico do neoconcretismo, teve papel de destaque como teórico das artes visuais já na segunda metade da década 1950, quando defendia a abstração geométrica herdeira de uma ideologia progressista. Nos anos 1960, sem perder seu prestígio junto à crítica brasileira de arte, o poeta e crítico deixou de lado as propostas do neoconcretismo, que ajudara a criar junto de outros artistas que viviam no Rio de Janeiro, e passou apoiar uma arte politicamente engajada. Aliado aos ideais da intelectualidade de esquerda, Gullar passou a afirmar a necessidade de uma arte fundamentada na realidade nacional e que visasse à conscientização da população brasileira. Depois de sua atuação junto ao Centro Popular de Cultura e da instauração do regime militar, Gullar passou a se mostrar mais maleável a diferentes propostas artísticas. Defendemos que a mudança vista na produção teórica de Ferreira Gullar, além de estar ligada às mudanças sociais e políticas vistas no Brasil ao longo da década de 1960, às experiências pessoais do crítico e aos grupos dos quais fez parte, esteve vinculada ao seu entendimento sobre a função social da arte, distante no período neoconcreto, mas fortemente presente após 1962. Para analisar as alterações nos textos de Gullar entre os anos 1950 e 1960, utilizamos, principalmente, ensaios publicados no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (1956 a 1961) e na Revista Civilização Brasileira (1965 a 1968), assim como seus livros Cultura posta em questão (1963) e Vanguarda e subdesenvolvimento (1969). Palavras-chave: Ferreira Gullar, neoconcretismo, arte engajada, arte política.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Ferreira Gullar, Neoconcretism's greatest defender and theorist, was already a prominent figure of the visual arts theory, in the late 1950s, when he was defending geometric abstraction, which was an aftermath of progressivism. In the 1960s, without losing any credibility, the poet and critic left behind Neo- Concrete proposals, that he himself had created along with other artists living in Rio, and began supporting a politically engaged form of art. In accordance with left party intellectuals and ideologies, Gullar started to preach the necessity of an art that would be founded on the national reality, and aimed at raising the awareness of the Brazilian population. After his tenure as head of the Centro Popular de Cultura, and the establishing of the military regime, Gullar saw himself become more flexible to different artistic proposals. We argue here that these changes, observed in Ferreira Gullar's theoretical production, not only were connected to the social and political transformations that happened in Brazil during the 1960s, to his personal experiences and to the groups in which he participated, but also were linked to how he understood the social function of art - not so much in his Neo-Concrete period, but very strongly after 1962. To analyze this shift, that happened in the 1950s and 1960s, our main source are essays published in the Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (1956-1961), and in the Revista Civilização Brasileira (1965-1968), as well as in his books Cultura posta em questão (1963) and Vanguarda e subdesenvolvimento (1969). Keywords: Ferreira Gullar; Neo-Concretism; engaged art; political art.pt_BR
dc.format.extent136 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectGullar, Ferreira, 1930-2016pt_BR
dc.subjectArte brasileira - Discursospt_BR
dc.titleEntre a vanguarda e o engajamento : a crítica de arte de Ferreira Gullar nos anos 1950 e 1960pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples