Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorCorsi, Ana Celina Hesketh Rabuskept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T18:41:23Z
dc.date.available2022-10-24T18:41:23Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49478
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Verônica Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/08/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 168-174pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo é uma pesquisa qualitativa exploratória que foi realizada com professores alfabetizadores da rede municipal de Curitiba e teve como questão orientadora para a investigação: como se apresentam as práticas alfabetizadoras de língua portuguesa de professores que participaram da formação do PNAIC? A pesquisa teve o objetivo de compreender como os professores utilizam os fundamentos do PNAIC e os transformam em práticas pedagógicas. As principais contribuições teóricas utilizadas foram de Ferreiro (1990, 1992, 1999, 2001, 2011, 2012), Soares (2014a, 2014b, 2016), Zabala (1998) e Tardif (2014). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas e observação em campo. Os resultados da pesquisa revelaram uma dicotomia entre o discurso e a prática das professoras e nos permitiram inferir que, na visão dos professores, o PNAIC contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Porém, no que se refere aos dados coletados por meio das observações em sala permitiu concluir que o PNAIC não apresentou mudanças significativas de concepção das professoras participantes sobre alfabetização e tão pouco sobre sua prática pedagógica. As ações encontradas podem ser enquadradas em práticas tradicionais, o que culminou em uma reflexão sobre a formação continuada, entendendo que se faz necessário o desenvolvimento de práticas formativas no interior das escolas, dentro do contexto e realidade específica e não apenas em formação em larga escala como foi concebido pelo PNAIC, tendo em vista a natureza contraditória do ato educativo, a formação continuada precisa ser pensada enquanto um processo sistemático sustentada teoricamente. Palavras-chave: Teorias, concepções e pesquisas nas práticas de docência - Alfabetização no PNAIC. Alfabetização e Letramento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study is an exploratory qualitative research that was carried out with literacy teachers from the municipal network of Curitiba and had as guiding question for the investigation: How do the literacy practices inPortuguese of teachers who participated in the formation of the PNAIC present themselves?The research aimed to understand how teachers use the foundations of the PNAIC and transform them into pedagogical practices. The main theoretical contributions used were from Ferreiro (1990, 1992, 1999, 2001, 2011, 2012), Soares (2014a, 2014b, 2016), Zabala (1998) and Tardif (2014).The instruments used forcollecting data were: semi-structured interviews and field observation. The results of the research revealed a dichotomy between the teachers'discourse and practice and allowed us to infer that, in the teachers' view, PNAIC contributed to the improvement of pedagogical practices.However, regarding the data collected by means of classroom observations, it was concluded that the PNAIC did not present significant changes in the conception of the participating teachers about literacy and very little about their pedagogical practice.The actions which were found can be framed in traditional practices, what culminated in a reflection on continuous education, understanding that it is necessary to develop formative practices inside the schools, within its context and specific reality and not only in large scale education as it has been conceived by the PNAIC, in view of the contradictory nature of the educational act, continuing education needs to be thought of as a systematic process and needs to be theoretically supported. Keywords: Theories,conceptions and research in teaching practices - Literacy in the PNAIC. Literacy.pt_BR
dc.format.extent181 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titlePacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a Prática Pedagógica de Professores Alfabetizadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples