Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorShtorache, Rosa Luiza Britespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T17:26:52Z
dc.date.available2024-02-29T17:26:52Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48121
dc.descriptionOrientador: Helena de Fatima Nunes Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Analisa a contribuição das comunidades de prática no compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores do processo editorial dos periódicos da área de Ciências Agrárias das universidades públicas do Paraná. Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso dos periódicos científicos da área de Ciências Agrárias das universidades públicas do Paraná. Verifica pelos procedimentos de análise de documentos e a aplicação do questionário aos editores-chefe dos periódicos que o compartilhamento do conhecimento já é realizado pela maioria no processo editorial; 100% concordaram que é importante para o desenvolvimento dos periódicos, mas não há iniciativas formalizadas para estimular o compartilhamento do conhecimento; os principais facilitadores do compartilhamento do conhecimento levantados são a confiança mútua, linguagem comum e motivação, e como barreiras que impedem esta prática são a falta de contato e tempo. Constata que 75% dos respondentes apontam o ambiente virtual como facilitador para a troca de conhecimento entre os colaboradores do processo editorial. Confere o desconhecimento da maioria dos editores-chefe sobre as comunidades de prática como uma forma de compartilhar o conhecimento. Conclui que as comunidades de prática virtual podem facilitar o compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores do processo editorial, pois podem gerar qualidade neste processo e possibilitar o aprendizado dos colaboradores.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPeriódicospt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectRecuperação da informaçãopt_BR
dc.titleAs comunidades de prática e o compartilhamento do conhecimento nos períodicos científicos da área de ciências agrárias das universidades públicas do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples