Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, João Amadeus Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorPizzutti, Thiago Carnevalipt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T18:56:16Z
dc.date.available2024-04-19T18:56:16Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47390
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. João Amadeus Pereira Alvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 02/04/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A constituição do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ocorreu a partir de um processo de múltiplas confluências entre áreas e subáreas do conhecimento. Enquanto campo interdisciplinar, a tríade CTS permite um entendimento sobre as origens, as dinâmicas e as consequências da ciência e da tecnologia sobre a sociedade. É em sua essência a ponte de ligação entre as várias disciplinas do conhecimento, e, por isso, traz grandes possibilidades para atender as demandas educacionais de nossa sociedade hiper-técnica e hiper-científica atual. Além disso, o campo CTS busca articular um exame crítico da ciência e da tecnologia e cujo objetivo é construir os fundamentos necessários para exercício da cidadania plena e responsável no que diz respeito aos diversos desafios postos ao cidadão do século XXI. A ideia deste trabalho parte do pressuposto de que ao receber uma educação tradicional, disciplinar e bancária, na qual o conhecimento é apresentado como pronto, estático e o espaço para o debate e criação são restritos ou inexistentes, marcas são inevitavelmente impressas nos futuros professores. Diante desse cenário, emerge a possibilidade e necessidade real de investigarmos docentes universitários que atuam, dentre outras atribuições, como formadores de professores no Ensino Superior. A presente dissertação objetiva elaborar conhecimentos sobre as concepções apresentada nos discursos de professores formadores de universidades públicas de Curitiba (PR), atuantes em disciplinas de suas áreas de referência (Física, Química, Biologia e Geociências), quanto às relações CTS e a vinculação destas em suas aulas nesse nível de ensino. Nos apoiamos nos pressupostos estabelecidos pela Grounded Theory para constituição e análise dos dados. Conduzimos seis entrevistas semi-estruturadas, em profundidade, entre os meses de dezembro de 2015 e novembro de 2016. Nos tópicos desenvolvidos nas entrevistas solicitamos que os depoentes expressassem livremente suas experiências de formação acadêmica, suas percepções sobre a ciência, tecnologia e a relação estabelecida coma sociedade, bem como as inserções de questões afetas à tríade CTS em suas aulas. Para a elaboração, condução e estruturação dessa pesquisa qualitativa, utilizamos o software profissional MAXQDA12®. O uso deste software possibilitou o gerenciamento de grande quantidade de dados, nos permitindo organizar e sistematizar o material de pesquisa, de criar códigos, de relacioná-los entre si e ainda criar categorias e os temas de análise. Ao criarmos códigos de análise, pudemos vinculá-los aos extratos das transcrições ou pontos específicos dos áudios. Entre os resultados, percebemos que os professores formadores levam adiante práticas que foram se consolidando ao longo dos anos. A ampla atuação em suas áreas de referência permitiu que eles criassem um discurso conciso e energético sobre os desafios e possibilidades da ciência e da tecnologia na atualidade. Não obstante à capacidade de argumentarem sobre temas relativos às suas áreas, esses professores afirmam buscar em suas práticas construir pontes que unam conhecimentos. Ainda, eles dizem produzir práticas alternativas e diferenciadas, que ao nosso ver influenciam diretamente nas atitudes e práticas dos professores em formação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The constitution of the field Science, Technology and Society (STS) occurred from a process of multiple confluences between areas and subareas of knowledge. As an interdisciplinary field, the STS triad allows an understanding of the origins, dynamics, and consequences of science and technology on society. It is in essence the bridge between the various disciplines of knowledge, and therefore brings great possibilities to meet the educational demands of our contemporary hyper-technical and hyper-scientific society. In addition, the STS field seeks to articulate a critical examination of science and technology, and its goal is to build the foundations necessary for the exercise of full and responsible citizenship with regard to the various challenges posed to the citizen of the 21st century. The idea of this work is based on the assumption that when receiving a traditional, disciplinary and banking education, in which knowledge is presented as ready, static and the space for debate and creation are restricted or nonexistent, brands are inevitably imprinted on future teachers. Given this scenario, the possibility and real need to investigate the perception of university teachers who work, among other attributions, as teacher trainers in Higher Education emerges. The present dissertation aims at exploring the perception presented in the discourses of public university educators from Curitiba (PR), who are active in disciplines of their areas of reference (Physics, Chemistry, Biology and Geosciences), in relation to STS and their linkage in their classes at this level of education. We took the Grounded Theory methodology in order to compose and analyse our data. We conducted a total of six semi-structured interviews, in depth, between December 2015 and November 2016. In the topics developed in the interviews, we asked the interviewers to freely express their experiences of academic development, their perceptions about science, technology, and the established relationship with society, as well as the insertion of issues related to the STS triad in their classes. For the elaboration, conduction and structuring of this qualitative research, we used the professional software MAXQDA12®. The use of this software made it possible to manage a large amount of data, allowing us to organize and systematize the research material, to create codes, to relate them to one another, and to create categories and analysis themes. When we created analysis codes, we were able to link them to extracts from the transcriptions or specific points of the audios. Among the results, we noticed that the teacher educators carry out practices that have been consolidating over the years. The broad performance in their areas of reference allowed them to create a concise and energetic discourse on the challenges and possibilities of science and technology today. Despite the ability to argue about themes related to their areas, these professors claim to seek in their practices to build bridges that unite knowledge. Moreover, they say they produce alternative and differentiated practices which, in our view, directly influence the attitudes and practices of teachers in-training.pt_BR
dc.format.extent137 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleConcepções CTS presentes nos discursos de professores formadores no ensino superior : um estudo à luz da Grounded Theorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples