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dc.contributor.advisorAires, Joanez Aparecida, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorBarbosa, Flávio Tajimapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T19:02:59Z
dc.date.available2024-04-19T19:02:59Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45463
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Joanez Aparecida Airespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 01/12/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 203-211pt_BR
dc.description.abstractResumo: A inserção da abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências tem recebido atenção por parte dos documentos oficiais, bem como dos pesquisadores da área. Tal abordagem pode possibilitar ao aluno a compreensão sobre o fazer científico e suas limitações, os aspectos históricos envolvidos no seu desenvolvimento e a percepção da Ciência como uma atividade humana. Nesse sentido, conhecer o que está sendo produzido em termos de pesquisa em HFC é fundamental para que se possa delinear as tendências e os temas que vêm sendo privilegiados. Tendo por base todas as considerações trazidas até aqui, este trabalho procurou responder à seguinte pergunta de pesquisa: qual o estado do conhecimento sobre a abordagem História e Filosofia da Ciência nos artigos publicados em periódicos nacionais que tratam da educação em química? Assim, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre a abordagem História e Filosofia da Ciência, tendo como objeto artigos que tratam da Educação em Química, publicados em dez dos principais periódicos da área de Ensino de Ciências brasileiro, desde as primeiras publicações de cada revista até o ano de 2015. Os artigos foram analisados segundo descritores gerais e específicos. Nos "descritores gerais" foram levantados os autores, as instituições e sua dependência administrativa, os conteúdos químicos abordados, os níveis de ensino envolvidos, as metodologias e os instrumentos de pesquisa, bem como a classificação dos trabalhos em categorias. Também foram apresentadas as propostas didáticas, os autores mais influentes e as contribuições observadas nestas pesquisas para o Ensino de Química, a fim de compreender seus objetivos, suas características didático-pedagógicas e sua evolução ao longo dos anos. Em seguida, foram investigados os "descritores específicos", a partir dos quais se buscou identificar as concepções sobre Natureza da Ciência (NdC) presentes nos artigos, por meio de uma análise epistemológica das categorias relacionadas a essas concepções. Para a análise dos descritores foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). O principal escopo na identificação das concepções sobre NdC, para além de mapear os trabalhos produzidos sobre HFC em Educação em Química, é subsidiar os professores na compreensão da perspectiva de HFC, de modo que lhes possibilitem encontrar elementos que norteiem suas práticas em sala de aula ao utilizar esta abordagem. Os descritores gerais foram bastante diversificados, mostrando uma variedade de autores e temas pesquisados nos trabalhos. A subcategoria estudo histórico do desenvolvimento de teorias foi a que mais apresentou artigos, seguida da subcategoria propostas didáticas. Em relação aos descritores específicos, a quantidade de trabalhos que apresentaram visões de enfrentamento supera a quantidade de trabalhos que apresentaram visões deformadas. No entanto, não pudemos concluir que com o passar dos anos os artigos vêm demonstrando cada vez menos visões deformadas. Tanto as visões de enfrentamento quanto as visões deformadas estão distribuídas de maneira quase uniforme ao longo dos anos. Com esta pesquisa, buscou-se também desenvolver um material que subsidie os professores no enfrentamento dos inúmeros desafios relacionados ao emprego da abordagem HFC, por meio da utilização dos diferentes artigos analisados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The insertion of the History and Philosophy of Science approach (HFC) in Science Education has received attention from official documents, as well as researchers. Such an approach may enable the student to understand the scientific work and its limitations, the historical aspects involved in its development and perception of science as a human activity. In this sense, to know what is being produced in terms of research on HFC is essential so that it is possible to outline the trends and themes that have been privileged. Based on all the considerations brought up to date, this study sought to answer the following research question: what is the state of knowledge about the approach History and Philosophy of Science in articles published in national journals dealing with education in chemistry? Thus, this study aims to present the state of knowledge on the History and Philosophy of Science approach, having as object articles dealing Chemical Education, published in 10 leading journals of the Brazilian science education area, since the first publications of each magazine until 2015. The articles were analyzed according to general and specific descriptors. In "General Descriptors", were raised the authors, institutions and administrative dependency, covered chemical content, education levels involved, the methodologies and research tools, as well as the classification of work in categories. Were also presented the educational proposals, the most influential authors and the contributions noted in research for Chemistry Teaching in order to understand the objectives and didactic and pedagogical characteristics of the products, and the development of the area over the years. In the second part we investigated the "Specific Descriptors", from which sought to identify the conceptions of Nature of Science (NoS) in articles through an epistemological analysis of categories related to these concepts. For the analysis of these descriptors was used Textual Analysis Discourse (ATD). The main objective of identifying the conceptions of NoS, in addition to mapping the work produced on HFC in Education in Chemistry, is in order to support teachers in understanding HFC approach, so that they can find information to guide their practices classroom when using this approach. The general descriptors were quite diverse, showing a variety of authors and subjects studied in the works. The subcategory study of the development of theories was the most submitted articles, followed by subcategory didactic proposals. Regarding the specific descriptors, the amount of work that had coping visions is greater than the amount of work that had distorted visions. However, we could not conclude that over the years the articles are showing less and less distorted visions. Both coping and deformed visions are distributed almost evenly to over the years. With this research, we also sought to provide a material that can support teachers in addressing the numerous challenges related to the use of HFC approach through the use of different articles analyzed.pt_BR
dc.format.extent224 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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