As novas tecnologias e suas representações na publicidade : uma análise de conteúdo dos comerciais da operadora Vivo entre 2003 e 2016
Resumo
resumo: Nesta monografia, tem-se como objetivo analisar como se dão as representações das novas tecnologias na publicidade, bem como verificar se houve mudanças significativas na sua representação ao longo do tempo. Com isso, pretende-se compreender como ocorre a relação dos indivíduos com as novas tecnologias e como elas modificaram os seus modos de interação e comunicação, a partir da maneira que a publicidade as representa em seus anúncios. O método utilizado para a pesquisa empírica foi o da Análise de Conteúdo, por sua capacidade de permitir conhecer aquilo que está por trás das palavras, imagens, sons e representações. O corpus da pesquisa foi formado por dez comerciais televisivos da operadora Vivo, veiculados entre os anos de 2003 e 2016. Após comparação e interpretação dos dados resultantes da análise, verificou-se que a representação das novas tecnologias pouco mudou ao longo dos anos: elas foram geralmente representadas como a esperança de um mundo melhor, como resolução de problemas e como favoráveis às relações humanas, sendo comumente associadas à geração mais jovem e à liberdade – no entanto, ocorre uma mudança significativa no discurso de apenas um dos filmes, veiculado no ano de 2015, que apresentou o lado negativo das novas tecnologias. Não obstante, pôde ser notado que os comerciais da operadora acompanharam as mudanças que ocorreram na acessibilidade e nas novas funções das tecnologias ao longo do período estudado. Também puderam ser verificadas, a partir dos filmes selecionados, características intrínsecas da sociedade contemporânea, como a valorização da juventude, a diminuição da importância da proximidade geográfica para a interação e a exposição cada vez maior da vida íntima e privada
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- Publicidade e Propaganda [199]