Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPimentel, Andrey Ricardo, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherKrynski, Eleandro Maschiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorOliveira, Carolina Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T19:16:47Z
dc.date.available2022-12-22T19:16:47Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45194
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentelpt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Eleandro Maschiopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 12/09/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 98-103pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação detalha uma abordagem para tratar do sequenciamento inteligente e adaptativo de enunciados, considerando a modelagem dinâmica do aprendiz, no domínio de Programação de Computadores. A metodologia utiliza grafos genéticos como base para a representação interna. Com isso, aspectos de sobreposição destacam o progresso do aprendiz frente ao conhecimento do domínio, além da contribuição individual de cada enunciado. Propõe-se, então, um processo de ordenação heurística que indica capacidades a serem desenvolvidas pelo aprendiz, bem como o sequenciamento adaptativo de enunciados que contribuam nessa evolução. A atualização do modelo e a extração de informações úteis sobre a aprendizagem, por _m, são analisadas. A implementação de um protótipo de ferramenta suporta a abordagem descrita. Palavras-chave: sequenciamento de enunciados, ensino de programação de computadores, representação de conhecimento, sistemas tutores inteligentes, múltiplas representações externaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation details an approach to deal with intelligent and adaptive exercise ordering, considering the student dynamic modeling in Computer Programming domain. The methodology uses genetic graphs as a basis for the internal representation. Thus, overlaying aspects highlight the progress of the learner compared to the domain knowledge, and to the individual contribution of each exercise. Then is proposed a heuristic ordering process that indicates capabilities to be developed by the student, as also an adaptive exercise ordering that contributes in this evolution. The model update and the extraction of useful information about learning, lastly, are analyzed. An implemented software tool prototype supports the approach here described. Keywords: exercise ordering, teaching of computer programming, knowledge representation, intelligent tutoring systems, multiple external representations.pt_BR
dc.format.extent120 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleSequenciamento inteligente e adaptativo de enunciados em programação de computadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples