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dc.contributor.authorTschoke, Aline
dc.contributor.otherRechia, Simone Aparecida
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.date.accessioned2017-01-30T15:13:42Z
dc.date.available2017-01-30T15:13:42Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/44718
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Simone Rechia
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 29/04/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 190-193
dc.descriptionÁrea de concentração: Exercício e esporte
dc.description.abstractResumo: Nas últimas décadas, a área da Educação Física ampliou de maneira significativa o conhecimento científico produzido no Brasil, identificando-se, porém uma tensão entre as Ciências Sociais e Ciências Biológicas nesse fazer acadêmico. Sendo assim, evidencia-se que um dos desafios para os estudos na área do lazer é a necessidade de sistematizar os conhecimentos produzidos por tal fenômeno, no sentido de integrar os saberes relacionados às Ciências Humanas e Sociais, à Arte, à Filosofia. Assim, o tema dessa pesquisa é o conhecimento científico, no campo do Lazer e na área da Educação Física. Portanto, questiona-se: quais as maneiras de fazer acadêmico, nas perspectivas de alguns pesquisadores, vinculadas aos estudos e pesquisas no campo do lazer, concernentes à área da Educação Física, a partir da constituição do GTT- Grupo de Trabalho Temático Lazer e Sociedade, inserido no CBCE. Buscou-se atender aos seguintes objetivos específicos: 1) Levantar dados referentes a constituição do GTT Lazer e Sociedade do CBCE; 2) Analisar a retórica dos pesquisadores, buscando pistas para localizar as maneiras de fazer acadêmico no campo do lazer alusivos à Educação Física; 3) Descrever as maneiras de fazer acadêmico no campo do lazer, ligados à área da Educação Física, na perspectiva dos pesquisadores selecionados. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, materializada em três fases: 1) Análise de documentos e seleção dos sujeitos; 2) Entrevistas semiestruturadas com os pesquisadores selecionados; 3) Análise interpretativa. Partindo-se da análise dos dados coletados, foram delimitadas as seguintes categorias de análise: a) A produção do conhecimento na Educação Física brasileira; b) As maneiras de fazer acadêmico; c) O CBCE como espaço de resistência. Conclui-se que as maneiras de fazer acadêmico dos estudos do lazer na área da Educação Física, na visão dos pesquisadores aqui selecionados, seguem tendências epistemológicas, relacionadas às Ciências Sociais e Humanidades; e aos aspectos socioculturais e pedagógicos. As tendências metodológicas seguem uma abordagem qualitativa. Desta análise, percebe-se o protagonismo de instituições como a CAPES e o CBCE, tanto na imposição de estratégias, como na possibilidade de criação de espaços de resistência, frente a tensão constatada entre as Ciências Sociais e as Ciências Biológicas. Ainda, o CBCE, com base na configuração dos GTTs - notadamente para este estudo o GTT Lazer e Sociedade - pode ser entendido como espaço de formação acadêmica, "laboratório de conduta científica", "apadrinhamento" e resistência. Saliente-se que, se por um lado a CAPES gerou, com o estabelecimento de critérios de avaliação, o fenômeno do produtivismo, por outro lado, contribuiu para o avanço da produção científica no campo do lazer, na área da Educação Física e na área Interdisciplinar. Ambas instituições, quer de forma articulada, ou desarticulada com os Programas de Pós-Graduação e Graduação na área do lazer, tiveram importante papel no desenvolvimento do campo de estudos do lazer na seara da Educação Física, auxiliando na definição dos limites que o legitimam, passando das discussões da Recreação e Lazer, para o Lazer e Sociedade. Palavras-chave: Lazer, Produção do conhecimento, Educação Física, CAPES, CBCE.
dc.description.abstractAbstract: In the last decades, the area of physical education has expanded significantly the scientific knowledge produced in Brazil, which lead to identify a tension between the Social Sciences and Biological Sciences in academic production. Thus, it is evident that one of the challenges for the studies in the leisure area is the need to systematize the knowledge produced by this phenomenon, to integrate the knowledge related to Human and Social Sciences, to Arts, and to Philosophy. Therefore, the subject of this research is scientific knowledge, in the Leisure field and in the area of Physical Education. So, the question is: what are the academic production ways, from the perspectives of some researchers, linked to studies and research in the field of leisure, concerning the area of Physical Education, from the constitution of GTT- Working Group Leisure and Society inserted into the CBCE. We attempted to meet the following specific objectives: 1) To obtain data regarding the constitution of the GTT Leisure and Society of CBCE; 2) To analyze the rhetoric of researchers, seeking clues to find ways to academic production in the field of leisure alluding to Physical Education; 3) To describe the ways to academic production in the field of leisure linked to the area of Physical Education, in the selected researchers point of view. Therefore, this study was conducted in a qualitative approach embodied in three phases: 1) Document Analysis and selection of subjects; 2) Semistructured interviews with researchers working in the GTT Leisure and Society; 3) Interpretive analysis. Starting from the analysis of the collected data, the following categories were defined: a) The production of knowledge in Brazilian Physical Education; b) The ways to academic production; c) The CBCE as resistance space. We conclude that the ways to academic production of leisure studies in the area of Physical Education, in the view of the researchers selected here, follow epistemological trends related to the Social Sciences and Humanities; and sociocultural and educational aspects. Methodological trends follow a qualitative approach. Still, the CBCE, based on the configuration of GTTs - notably for this study GTT Leisure and Society - can be understood as an academic formation space, "scientific conduct laboratory", "sponsorship" and resistance. It should be noted that, if on the one hand CAPES generated, with the establishment of evaluation criteria, the productivism of the phenomenon, on the other hand it contributed to the advancement of scientific production in the field of leisure in the Physical Education area and in the interdisciplinary area. In this analysis, we can see the role of institutions such as CAPES and CBCE, imposing strategies, as well as providing the possibility to spaces of resistance creation, regarding the tension established between the Social Sciences and Biological Sciences. Both institutions, either pivotally or disjointed with the Postgraduate studies and Graduate in the leisure, had played an important role in the development of leisure studies field in the Physical Education area, helping define the limits which legitimize it, going from the discussions of Recreation and Leisure to Leisure and Society. Keywords: Leisure, knowledge production, Physical Education, CAPES, CBCE.
dc.format.extent198 f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectRecreação
dc.subjectLazer
dc.titleDa recreação e lazer para o lazer e sociedade : as maneiras de fazer acadêmico no campo do lazer ligadas a área da Educação Física
dc.typeTese


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