Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Valdomiro
dc.contributor.authorSikora, Giseli
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-08-31T19:14:40Z
dc.date.available2016-08-31T19:14:40Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43811
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 116-132
dc.description.abstractResumo: Compreender as finalidades do Jogo Cooperativo na Educação Física e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano potencializa a qualidade de ensino em ambiente escolar. Este estudo teve como propósito a elaboração de um instrumento investigativo, voltado à concepção docente dos jogos cooperativos na Educação Física Escolar. População e Amostra: Para este estudo utilizaram-se três populações em fases distintas no processo de elaboração do instrumento Questionário Jogos Cooperativos: cinco professores de Educação Física, que atuam nos diversos níveis de ensino, no estado do Paraná e três especialistas, com doutorado na área de Educação Física, para a validação de conteúdo; e ainda, 15 professores de Educação Física para a validação semântica. Instrumentos de medida: foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Roteiro semiestruturado de questões para grupo focal; 2) Formulário de análise do conteúdo; 3) Formulário de análise semântica para especialistas; 4) Formulário de validação semântica para participantes do estudo piloto; e 5) Questionário Jogos Cooperativos, todos utilizados nas adequações do QJC. Desenho do estudo: Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e correlacional, do tipo transversal, onde análises quantitativas foram utilizadas em consonância com análise qualitativa. Análise Qualitativa: foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a fim de avaliar as inferências produzidas em grupo focal, para excluir e modificar itens do QJC. Análise estatística: Utilizou-se o coeficiente de Concordância de Kappa, para avaliar o formulário de análise do conteúdo e a concordância por porcentagem absoluta no formulário de análise semântica aplicado em especialistas e na validação semântica aplicada em professores. Também utilizou-se o Alfa de Cronbach para verificar a consistência interna do QJC. Resultados: Na validação de conteúdo, o grupo focal indicou os questionamentos relevantes ao instrumento de investigação QJC e permitiu a exclusão e a convergência de categorias e itens do questionário. Já as análises estatísticas, provenientes da tabulação dos dados, dos formulários de análise do conteúdo e análise semântica, aplicada em especialistas, contribuíram qualitativamente para a reformulação do questionário QJC. A concordância entre especialistas, em relação à classificação de itens às suas respectivas categorias, foi moderada e após alterações sugeridas no formulário de análise semântica, conferiu ao QJC a validade de conteúdo. O questionário QJC foi validado semanticamente, em relação aos critérios simplicidade, facilidade de leitura, vocabulário adequado, objetividade e a não necessidade de adequação. A consistência interna apresentou um Alfa de Cronbach total de 0,7892. Considerações Finais: Conclui-se que o QJC possui validade de conteúdo, validade semântica e consistência interna satisfatória. Sugere-se a validação externa por meio da verificação da confiabilidade e da reprodutibilidade através da aplicação em uma amostra maior da população. Palavras-chave: Elaboração de Instrumento Investigativo. Concepção Docente. Questionário Jogos Cooperativos.
dc.description.abstractAbstract: Understanding the purposes of cooperative play in Physical Education and their contributions to the development of human enhances the quality of teaching in the school environment. This study aimed to development of investigative instrument, at the teaching design of cooperative games in Physical Education. Population and sample: For this study we used three populations at different stages in the development process of Questionnaire Cooperative Games instrument: five Physical Education teachers who work in the various levels of education in the Paraná State and three experts Doctoral in the area of Physical Education, for the content validation; and yet, 15 Physical Education teachers for semantic validation. Measuring instruments: The following instruments were used: 1) map semistructured questions for focal group; 2) form of content analysis; 3) Form of semantic analysis for experts; 4) semantic validation form for participants in the pilot study; and 5) Questionnaire Cooperative Games, all used in adaptations of QJC. Study design: This research is characterized as descriptive, exploratory and correlational, cross-sectional, where quantitative analysis were used in line with qualitative analysis. Qualitative analysis: It was used content analysis proposed by Bardin (2011), to assess the implications produced in focus group to delete, and modify items on QJC. Statistical analysis: We used the Kappa agreement coefficient to assess the analysis of content form and agreement by absolute percentage in the semantic analysis form applied to specialists and semantic validation applied to teachers. Also it was used the Cronbach Alpha to check the internal consistency of QJC. Results: In the validation of content, focal group indicated the relevant questions to QJC research tool and allowed the exclusion and the convergence of categories and items of the questionnaire. As for the statistical analysis, from the tabulation of data, forms of content analysis and semantic analysis, applied to specialists contributed qualitatively to the reformulation of QJC questionnaire. The agreement between experts in relation to items classification to their respective categories, was moderate and after changes suggested in the semantic analysis of form gave the QJC content validity. The QJC was validated semantically, on the criteria simplicity, ease of reading, appropriate vocabulary, objectivity and no need for adjustment. Internal consistency showed a total Cronbach's alpha of 0.7892. Conclusion: We conclude that the QJC has content validity, semantic validity and satisfactory internal consistency. It is suggested to external validation by verifying the reliability and reproducibility by applying in a larger population sample. Keywords: Development of Investigative Instrument. Teacher Conception. Questionnaire Cooperative Games.
dc.format.extent206 f. : il., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectJogos cooperativos
dc.subjectEducação fisica - Avaliação
dc.titleA concepção docente dos jogos cooperativos na educação física escolar : construção de instrumento avaliativo
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples