Análise do posicionamento DGPS baseado nas ERDGPS implantadas no litoral brasileiro
Resumo
Resumo: O método DGPS é um dos mais eficazes para apoiar atividades nas quais se requer um posicionamento contínuo, em tempo real e com níveis de acurácia e precisão adequados aos fins a que se destina. Tendo em vista que grande parte das atividades que se desenvolvem no âmbito marítimo enquadram-se nesta situação, a Marinha do Brasil, seguindo um tendência mundial, implantou ao longo de nosso litoral, nas proximidades de alguns radiofaróis, diversas Estações de Referência DGPS (ERDGPS). Conforme atestado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação, o posicionamento DGPS feito com base nestas estações tem acurácia melhor que 3 m (lo), acrescida de um erro igual a 2 ppm da distância de separação entre elas e a estação móvel. Entretanto, este fator de degradação, designado por "correlação espacial", necessita de uma melhor investigação. Para investigar esta e outras questões relacionados com o posicionamento baseado nas ERDGPS, executou-se, ao longo de 2 rotas marítimas dispostas radialmente em relação à ERDGPS Moela, uma coleta de dados de posição GPS com 3 receptores. Dois deles coletaram dados brutos e um coletou dados de posição DGPS, baseados em correções recebidas da mencionada estação de referência. Os dados brutos, após processados, permitiram gerar trajetórias "padrões" que serviram para avaliar a qualidade de uma trajetória "teste", decorrente do posicionamento DGPS. Pela comparação destas trajetórias, pôde-se determinar a degradação da qualidade do posicionamento em função da distância entre as estações, chegando-se a um valor médio de 11,5 ppm. Abstract: The DGPS Method is one of the most efficacious methods in helping activities which require a continuous real-time positining system with satisfatory accuracy and precision levels. Since most maritime activities can be understood this way , Brazilian Navy, following a world trend, put along our coast some DGPS Reference Stations (assigned by ERDGPS). These stations provide DGPS positioning with accurancy better than 3m (la), plus a error equal to 2 ppm of the distance between them and the mobile station, as stated by Diretoria de Hidrografia e Navegação. However, this factor of degradation, called "spatial decorrelation", needs to be better investigated. To invetigate this and other questions related to DGPS methods, data were colected along two radial maritme routes in relation to Moela ERDGPS. It was used 3 receivers, two of them storing raw GPS data and one providing DGPS positions, based on differential corrections received from the cited station. After raw data were processed, it was possible generate "standard" tracks that were used to avaliate the quality of a "test" track based on DGPS positions. By comparing the tracks, it was possible to define the medium quality positioning degradation in function of the distance between stations, that was shown be 11,5 ppm.
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