Usabilidade dos portais imobiliários : estudo comparativo entre Imóvel Web, Viva Real e Zap Imóveis
Resumo
Resumo: O presente trabalho procura abordar o marketing utilizado no ramo imobiliário brasileiro, tendo como foco a análise da usabilidade das plataformas online de divulgação e suas características. Para isso, apresenta um estudo prático sobre as ferramentas e as estruturas dos três principais portais imobiliários do país no ano de 2015, sendo eles: Imóvel Web, Viva Real e Zap Imóveis. A necessidade de se avaliar a facilidade de uso desses sites decorre do crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos e também do aumento da utilização da internet por parte da população brasileira. Como há um grande fluxo de possíveis compradores no ambiente online, é importante que os portais destinados a atender esse mercado sejam capazes de oferecer resultados satisfatórios por parte de quem os utiliza. Nesse sentido, esta pesquisa traz uma análise detalhada das diversas funcionalidades dos três principais portais imobiliários do Brasil. A escolha destes como objetos de estudo foi baseada em pesquisas da empresa Serasa Experian Hitwise, que demonstraram a liderança dos portais Imóvel Web, Viva Real e Zap Imóveis no número de acessos por partes dos usuários na web. A técnica de avaliação utilizada foi a expert appraisals (JORDAN, 1998), com fundamentação teórica fornecida pelos livros de Nielsen e Loranger (2007), Palácios (2011), e outros estudiosos da área, de forma a possibilitar a melhor compreensão da usabilidade nos portais citados.
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]