O canto do Jaburu : um estudo sobre a presença dos vices nos jingles eleitorais
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Albano, Vitor Augusto de Souza Pinto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho tem como objetivo estudar a presença do candidato à vice-presidente nos jingles eleitorais, analisando todos os raros casos onde a figura do vice é citada nominalmente, buscando assim entender em quais cenários esse tipo de estratégia é utilizado. Para se chegar até essa conclusão, será feira uma análise, através de uma pesquisa quantitativa, dos jingles utilizados pelos principais candidatos à presidência da República no período pós-redemocratização, observando o contexto social e político de cada época e buscando entender as principais semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, os jingles que contém a presença do candidato a vice serão analisados separadamente, de acordo com a estrutura do discurso lógico-formal detalhado por Aristóteles. Antes disso, será uma feita uma análise detalhada das campanhas eleitorais e suas estratégias, de forma a se entender melhor o contexto onde o jingle está inserido, tanto como ferramenta publicitária como de persuasão. Também será feita uma rápida pesquisa sobre o processo de construção dos jingles, buscando se observar quais são os elementos linguísticos e estruturais presentes em sua criação. Os principais autores utilizados serão Manhanelli, Queiroz, Rubim, Nicolau e Sloboda.
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]