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dc.contributor.advisorGarcias, Paulo Mello, 1946-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorZangri, João Guilherme Camaranopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T19:50:13Z
dc.date.available2023-07-18T19:50:13Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43232
dc.descriptionOrientador: Paulo Mello Garciaspt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo do presente trabalho é realizar uma análise das relações comerciais do Brasil e da China com a América Latina. Como embasamento teórico,utiliza-se as teorias do comércio internacional, desde a teoria clássica elaborada por Adam Smith e David Ricardo, até as novas teorias do comércio internacional de Porter, incorporando o aumento do conteúdo inovativo às exportações. É estimado análises gráficas criadas a partir de dados da ALADI e do Banco Mundial (WITS), de alguns países da América Latina, Com dados referentes ao Brasil e a China no período de 2002 a 2014. Conclui-se que as relações comerciais com o Brasil expandiram nos últimos anos, mas houve, de forma geral, uma retração na participação nesses mercados em porcentagem, perdendo um pouco a sua importância. Enquanto isso, a China aumentou sua participação no comércio internacional dentro da América Latina principalmente no quesito de suas exportações, devido a sua maior competitividade. Esse resultado é explicado pela estratégia chinesa de inserção agressiva no comércio mundial, que tem sido caracterizada pelo incremento da participação de bens de alta tecnologia no total exportado. Os impactos para o Brasil no curto prazo foram amenizados devido à reprimarização da pauta exportadora brasileira e os acordos do país na região e o Mercosulpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study is to analyse the trade relations between Brazil and China with Latin America. As a theoretical basis, theories of international trade is used, from the classical theory developed by Adam Smith and David Ricardo, to the new theories as Porter of international trade, incorporating the increase in innovative content to exports. It is estimated graphical analysis created from data from ALADI and the World Bank (WITS), with a few of Latin American countries, with data relating to Brazil and China in the 2002-2014 period. It concludes that trade relations with Brazil expanded in recent years, but there was, in general, a decrease in the percentage share in these markets, losing some of its importance. Meanwhile, China has increased its participation international trade within Latin America mainly in the category of exports, due to its greater competitiveness. This result is explained by the Chinese strategy of aggressive participation in global trade, which has been characterised by increased participation of high-tech goods in total exports. The impacts for Brazil in the short term were minimised due to reprimarization of Brazilian exports and the country's agreements in the region and Mercosulpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectChina - Comércio - América Latinapt_BR
dc.subjectBrasil - Comércio - América Latinapt_BR
dc.titleOs impactos da China nas relações comerciais brasileiras com a América Latinapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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