Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGouveia, Andréa Barbosa
dc.contributor.authorCarissimi, Aline Chalus Vernick
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-06-30T14:34:42Z
dc.date.available2016-06-30T14:34:42Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43030
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Andrea Barbosa Gouveia
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/03/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 184-192
dc.description.abstractResumo: Esta tese apresenta um panorama do sindicalismo docente no estado do Paraná, especificamente a ação sindical da APP-Sindicato, a partir de estudos sobre sua intervenção na construção da agenda política, por meio das reivindicações e negociações com os governos entre os anos de 2003 e 2015. O desafio central é saber como se dão as negociações entre governo e sindicato sobre a pauta educacional do Estado do Paraná. Dessa maneira discute-se as relações de poder presentes nos processos de disputa da agenda política entre a APP-Sindicato e os governos do Estado do Paraná, Roberto Requião do PMDB e Beto Richa do PSDB, especialmente na negociação da pauta corporativa do magistério da educação básica de rede pública estadual do Paraná. Os dados em torno das reivindicações do magistério e os processos de negociação da agenda política foram extraídos a partir do jornal institucional do sindicato o "30 de agosto", pautas de reivindicações e relatórios de governo. No desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos e análises a partir da contribuição de Bourdieu (2012) sobre a disputa pelo poder. Além disso, foram realizados estudos sobre a história do sindicalismo docente no Brasil, em especial o contexto histórico da educação pública no Paraná articulado à trajetória da APP- Sindicato, também foram analisadas a organização estrutural e política da APP- Sindicato. No que se refere às condições de trabalho dos docentes na atualidade, foram realizados levantamentos sobre a conjuntura de carreira e emprego público no Brasil, relacionando-a com as reivindicações da APP- Sindicato, em especial, no que se refere às questões salariais, jornada de trabalho e regime de contratação. Por fim, o trabalho se encerra com a apresentação das negociações, sobre a agenda de reivindicações, estratégias e resultados das principais demandas do magistério público paranaense junto aos governos do Estado do Paraná.
dc.description.abstractResumen: En esta tesis se presenta una visión general del sindicalismo docente en el estado de Paraná, específicamente la acción sindical de APP-Unión, a partir de estudios de su intervención en la construcción de la agenda política a través de las reclamaciones y negociaciones con los gobiernos entre los años 2003 y 2015. El principal reto es cómo dar a las negociaciones entre el gobierno y los sindicatos de la agenda educativa del Estado de Paraná. De este modo se analizan las relaciones de poder presentes en el proceso de la agenda política entre la APP-Unión y el gobierno del Estado de Paraná, Roberto Requiao del PMDB y Beto Richa del PSDB, especialmente en la negociación de la agenda corporativa de la enseñanza de la educación estado de la red pública básica Paraná. Los datos en torno a las reivindicaciones Magisterio y los procesos de negociación de la agenda política se extrajeron del periódico sindical institucional "30 de agosto de", los patrones de las reclamaciones y los informes de gobierno. En el desarrollo de este trabajo se llevaron a cabo estudios y análisis de la contribución de Bourdieu (2012) acerca de la lucha por el poder. Además, se realizaron estudios sobre la historia del sindicalismo docente en Brasil, en particular, el contexto histórico de la educación pública en Paraná articula la trayectoria de la APP de unión, también se analizó la organización estructural y política de APP Unión. En cuanto a las condiciones laborales de los docentes de hoy, las encuestas se llevaron a cabo en el ambiente de la carrera y el empleo público en Brasil, relacionándolo con las pretensiones de APP Unión, en particular con respecto a las cuestiones salariales, viaje el trabajo y la situación laboral. Por último, el trabajo finaliza con la presentación de las negociaciones sobre la agenda de demandas, estrategias y resultados de las principales demandas de los maestros de las escuelas públicas de los gobiernos del Paraná.
dc.format.extent203 f. : il. algums color., grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectPoliticas publicas - Educação
dc.subjectEducação e poder
dc.subjectTrabalhadores - Sindicalismo
dc.titleAção sindical na construção da Agenda Política : um estudo sobre as reivindicações e negociações da APP-sindicato com os governos entre os anos de 2003 e 2015
dc.typeTese


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples