Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCurado, Marcelo, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorMachado, Daniela Taques Rolim de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T19:13:49Z
dc.date.available2023-07-18T19:13:49Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42912
dc.descriptionOrientador: Marcelo Luiz Curadopt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O setor automotivo vem há anos apresentando extrema relevância para as grandes economias ao redor do mundo, sendo responsável por uma importante parcela da produção industrial nestes países e pela geração de milhares de emprego em todo o mundo através de sua cadeia produtiva. Como incentivo à indústria brasileira, o governo federal intensificou nos últimos anos suas políticas industriais para ampliar a produção industrial brasileira e criou programas específicos para o setor automotivo, como o Programa Inovar Auto e o Programa BNDES de Sustentação do Investimento (Finame PSI), este último com foco em veículos comerciais e bens de capital (caminhões, ônibus, máquinas e equipamentos). Diante deste fato, torna-se de suma importância avaliar os efeitos destas políticas e programas na economia brasileira, bem como analisar os impactos que as mesmas trouxeram no âmbito macroeconômico do país, especialmente no que diz respeito ao custo fiscal das mesmas. Assim, através de uma análise preliminar de custo-benefício dos mesmos, pôde-se concluir que esses programas de incentivo ao setor automotivo / bens de capital não têm sido de fato eficientes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: For years the automotive industry has been extremely important to the major economies around the world, being responsible for a significant portion of the industrial production in those countries and for generating millions of jobs through its productive chain. As an incentive to Brazilian industry, the federal government has intensified its industrial policies during the last years and has created specific programs for the automotive industry, as the Inovar Auto program and the BNDES Investment Support Program (Finame PSI), this latter focusing on commercial vehicles and capital goods (trucks, buses, machinery and equipment). Due to this fact, it becomes of utmost importance to analyze the effects of those policies and programs within the Brazilian economy, as well as examine the impacts that they have brought in Brazil’s macroeconomic environment, especially regarding to their tax cost. Therefore, through a preliminary cost-benefit analysis, it was possible to conclude that those support programs to the automotive industry / capital goods have not been efficient so far.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectSubsídios governamentaispt_BR
dc.subjectCusto-beneficiopt_BR
dc.subjectIncentivos na industriapt_BR
dc.subjectIncentivos fiscais - Brasilpt_BR
dc.titleAnálise fiscal das políticas de subsídio e desoneração no setor automotivo brasileiropt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples