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dc.contributor.advisorDalla Costa, Rosa Maria Cardosopt_BR
dc.contributor.authorHorn, Aline Tainá Amaralpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-14T17:03:30Z
dc.date.available2018-03-14T17:03:30Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/42841
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 21/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 197-203pt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa que investiga de que forma o jornalista incorpora à sua realidade profissional a proposta do Televisando - projeto de comunicação e educação desenvolvido pela emissora RPC TV e Instituto GRPCom em parceria com Secretarias Municipais da Educação e Instituições de Ensino Superior - que propõe a produção de reportagens especiais com a finalidade de estimular a produção de atividades em sala de aula nas escolas municipais do Paraná. Discute-se o paralelo que se estabelece entre ações educomunicativas e as práticas jornalísticas, frente aos desafios do dia a dia de trabalho do jornalista, como o tempo restrito para produção de conteúdo, adequação às novas tecnologias e metas institucionais. A pesquisa parte da seguinte questão-chave: Tendo em vista a necessária aproximação dos campos da Comunicação e Educação, como se configura a atuação do jornalista em um projeto de comunicação e educação? O referencial teórico principal baliza-se na área de intervenção produção midiática, conceito proposto por Soares (2014) que abarca programas produzidos pelas mídias a partir do parâmetro educomunicativo. Os fundamentos da Educomunicação, jornalismo e televisão são discorridos a partir dos seguintes autores: Soares (2011; 2014), Citelli (2011), Baccega (2009), Fígaro (2013), Marcondes Filho (2001), Ferrés (1996) e Martín-Barbero (2014). Os instrumentos metodológicos utilizados, formulários e entrevistas, foram aplicados a jornalistas e editores-chefes das sedes da RPC TV e as informações coletadas foram sistematizadas seguindo os princípios da pesquisa qualitativa e quantitativa dos autores Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1999) e Santos (2009). A análise das reportagens a partir de Bardin (1977) considerou o referencial proposto por Hernandes (2006) e Soares (2011). Entre os principais resultados, apesar da experiência de trabalho no projeto estar relacionada a "novas experiências" e a "aproximação com a escola", o jornalista não é visto como um mediador de ações educomunicativas. O termo jornalista-educomunicador, idealizado na pesquisa, visa ressaltar o compromisso desse profissional como agente transformador no processo de aprendizagem e formação dos sujeitos. A partir da compreensão que o engajamento do jornalista na escola em muito depende da iniciativa das próprias corporações, propôs-se ações de intervenção que possam ser incorporadas à realidade de trabalho desse profissional, a fim de atenuar a dicotomia entre a comunicação e educação latente na atuação do jornalista.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Research that aimed to investigate the way the journalist works with Televisando - communication and education project developed by RPC TV and GRPCom Institute in partnership with Municipal Departments of Education and Higher Education Institutions - proposing the production of special reports in order to stimulate production activities by students of municipal schools of Paraná. It discusses the parallel established between educommunication actions and journalistic practices, considering the challenges of the journalist's work as restricted time for content production, adaptation to the new technologies, institutional goals etc. The research part of the following key question: Given the necessary approximation of fields of Communication and Education, how it sets the action of the journalist in a communication and education project? The main theoretical goal in the area of intervention media production concept proposed by Soares (2014) includes programs produced by the media from educommunication parameter. The theory of Educommunication, journalism and television consider the following authors: Soares (2011; 2014), Citelli (2011), Baccega (2009), Figaro (2013), Marcondes Filho (2001), Ferrés (1996) and Martin-Barbero (2014). The methodological tools used, forms and interviews were applied to journalists and editors of RPC TV and the information collected was codified following the principles of qualitative and quantitative research of the authors Alves-Mazzotti and Gewandsznajder (1999) and Santos (2009). The analysis of reports based in Bardin (1977), considered the theory proposed by Hernandes (2006) and Soares (2011). The results indicate that despite the experience of working on the project be related to "new experiences" and "approach to school", the journalist is not considered an educommunication mediator. The term journalist-educommunicator, designed in the research, aims to highlight the commitment of this professional as an agent responsible for educating people.The investigation proposed intervention actions that can be incorporated into the working reality in order to attenuate the dichotomy between communication and education that still latent in the professional performance of journalist.pt_BR
dc.format.extent227 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectProgramas de televisão - Estudos de casopt_BR
dc.titleA educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisandopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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