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dc.contributor.advisorPonte, Haroldo de Araujo, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorCastilho, Kátia de Lourdespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T17:22:35Z
dc.date.available2024-02-29T17:22:35Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42725
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Haroldo de Araújo Pontept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 31/08/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : fls. 100-102pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Manufaturapt_BR
dc.description.abstractResumo: Na indústria automobilística a principal função dos revestimentos é a proteção contra corrosão. O processo de fosfatização tem uso generalizado na indústria, pois forma uma película altamente aderente que proporciona alta proteção contra corrosão quando combinados com revestimentos orgânicos. Todavia, esse tem sido substituído, dado que não são amigáveis ambientalmente devido à energia gasta durante o processo e os metais utilizados. Exposto estes fatores, tornou-se necessário o desenvolvimento de novos revestimentos de conversão da superfície que tenham menor impacto sobre o meio ambiente e não comprometam o resultado de proteção contra corrosão. O óxido de zircônia é um novo e promissor prétratamento. Este tratamento é livre de fosfatos e metais nocivos ao meio ambiente e pode ser aplicado em temperatura ambiente. O oxido de zircônio demonstra boa aderência à superfície metálica. O objetivo deste trabalho foi validar a hipótese de que tanto o revestimento a base de fosfato de zinco, como o óxido de zircônia possuem as mesmas características de proteção contra corrosão, através de testes convencionais (ciclo misto) e impedância eletroquímica, utilizando a técnica chamada REAP (Avaliação Eletroquímica Rápida de Pintura). Após a realização dos testes, ambos os revestimentos apresentaram resultados satisfatórios contra a corrosão conforme teste de ciclo misto. Por sua vez, ao utilizar a técnica REAP, apesar de apresentar resultados positivos, não foi possível validar os resultados referentes à absorção de água e a resistência à corrosão do revestimento. Isto porque, os resultados coletados não apresentaram reprodutibilidade. Já os testes de desplacamento através da técnica REAP apresentaram resultados satisfatórios quando comparados com o teste de ciclo misto. Essa afirmação foi possível, pois, o desplacamento e a morfologia no entorno do traço foram similares ao teste referência (ciclo misto).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the automotive industry the main functions of coatings is corrosion protection. The phosphating process has general use in industry, because it forms a highly adherent film that provides highly corrosion protection when combined with organic coatings. However, this has been replaced, given that they are not environmentally friendly due to the energy expend during the process and the metals use. Owing to these factors, it has become necessary the development of new surface conversion coatings which have lower impact on the environment and do not compromise the result of corrosion protection. Zirconium oxide is a promising new pretreatment. This treatment is free of phsphates and harmful metals to the environment, can be applied at room temperature. Zirconium oxide demonstrates good adhesion to the metal surface. The purpose of this study was to validate the hypothesis that the both coatings zinc phosphate or zirconium oxide base have similar protection characteristics against corrosion. Though conventional tests (salt spray) and electrochemical impedance, though method termed REAP (Electrochemical Rapid Assessment Painting). After achievement the tests, both coatings had satisfactory results against corrosion as the salt spray test. However, though the REAP method although this present positive results, was not possible validate the results referring to water absorption and corrosion resistance of the coating. This because the results obtained did not present reproducibility. Already the disbonding tests by REAP method showed satisfactory results when compared to the salt spray test. This affirmation was possible, because, the disbonding and morphology around the scratch were similar to the reference test (salt spray).pt_BR
dc.format.extent102 f. : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectRevestimentospt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectPintura industrialpt_BR
dc.titleEstudo do comportamento de revestimento de base epóxi sobre óxido de zirconiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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