A tarefa de casa na psicoterapia analítica funcional : prováveis relações entre sua solicitação e eventos intrasessão
Resumo
Resumo: A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) é uma estratégia terapêutica de base behaviorista radical, a qual tem alguns de seus procedimentos organizados em formas de regras. Uma delas consiste no fornecimento, pelo terapeuta, de interpretações das variáveis que podem afetar o comportamento do cliente e na implementação de estratégias de generalização, sendo recentemente relacionada ao termo "tarefa de casa". A tarefa de casa, por sua vez, pode ser proposta por meio de técnicas de automonitoramento/auto-registro diário. O presente estudo teve o objetivo de verificar prováveis relações entre a tarefa de casa proposta pelo terapeuta ao cliente e eventos intrasessão em um tratamento com FAP. O desenho de estudo consistiu em um delineamento de sujeito único com alternância de duas condições, A e B (ABAB), no qual A consistiu no manejo da sessão em FAP sem a proposta de tarefa de casa, isto é, sem os passos 11 e 12 da Racional Lógica da FAP e a Condição B consistiu no manejo da sessão em FAP com a proposta da tarefa de casa. Fizeram parte do estudo um cliente e sua terapeuta com formação em terapia analítico-comportamental e com conhecimento da Psicoterapia Analítica Funcional. Uma categorizadora foi treinada para a utilização de uma escala e para identificar as tarefas de casa que foram propostas ao cliente à medida que o processo terapêutico ocorreu. Foi utilizado automonitoramento por meio de Short Message Service® ou Whatsapp® enviado pelo cliente à terapeuta a cada realização ou falha de execução da tarefa de casa. As sessões foram gravadas e categorizadas segundo uma escala para análise da FAP, com a inclusão de uma nova categoria para identificar relatos de comportamentos extra sessão relacionados à tarefa de casa. Os dados foram analisados para observar relações entre a proposta de tarefa de casa, os relatos sobre a tarefa e indicativos de melhora nas sessões subsequentes. Os resultados indicaram aumento de categorias de melhora clínica nas sessões subsequentes às de propostas de tarefa de casa, indicando prováveis relações entre a proposta da tarefa de casa e sessões subsequentes. Discutem-se prováveis correlações entre categorias de melhora dentro da sessão e categorias de relato de melhora extra sessão. A análise identificou a utilização de dois tipos de tarefa de casa no estudo, a saber: o treino de autoconhecimento e o treino de auto-exposição. Discute-se a importância da utilização de tarefas de casa para o tratamento de problemas clínicos interpessoais, bem como da necessidade de estudos que analisem efeitos de tarefas de casa em FAP. Palavras-chave: Tarefa de casa, automonitoramento, auto-registro diário, Psicoterapia Analítica Funcional. Abstract: Functional Analytic Psychotherapy is a therapeutic strategy based on radical behaviorism which has some of its procedures organized in the form of rules. One of these rules consists in the therapist's provision of interpretations about the variables that can affect the client's behavior and providing generalization strategies, recently related to the term "homework". Homework, in turn, may be providing through self-monitoring techniques/self-report. This study aimed to verify probable relationships between homework proposed by the therapist to the client and in-session events in a FAP treatment. The study used a single subject design with alternation of two conditions, A and B (ABAB), A consisting of FAP sessions with no homework being provided (without steps 11 and 12 of Logic Rationale of FAP) and B consisting of FAP sessions with homework being provided. The participants were a client and his therapist. The therapist was trained by clinical behavioral analysis and had knowledge of Functional Analytic Psychotherapy. A coder was trained to use a scale and to identify the homework assignments that were provided to the client during the therapeutic process. Self-monitoring was used by Short Message Service® or Whatsapp® messages sent by the client to the therapist at every achievement or failure on homework's performance. Sessions were recorded and coded according to a FAP scale, including a new code to identify descriptions of out-session behaviors related to homework. Data were analyzed to observe relationships between homework proposal, descriptions of each task improvement indicatives in next sessions. The results indicated increase in clinical improvement codes in next sessions of homework proposals, indicating a probable relationship between providing homework and next sessions. Probable correlations between in-session improvement codes and out-of-session improvement codes were argued. Analysis identified two types of homework used in this study: self-knowledge and self-exposure training. The study argued about the importance of providing homework for the treatment of interpersonal clinical problems and the need of studies that analyze homework effects in FAP. Keywords: Homework, self-monitoring, self-report, Functional Analytic Psychotherapy
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