Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorOliveira, Naziel dept_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T18:55:26Z
dc.date.available2024-04-19T18:55:26Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41870
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 27/11/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 72-79pt_BR
dc.description.abstractResumo: Investiga-se o tratamento que é dado aos conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Ambiente nos livros didáticos de Biologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Mais precisamente, a dissertação apresenta os contextos a partir dos quais ocorre a formação conceitual dos educandos quando se trata de estudos relacionados ao Ambiente, tendo como referência os conteúdos dos livros didáticos. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descreve os oito livros aprovados e encaminha uma análise dos capítulos que tratam dos temas escolhidos. Em conclusão faz-se uma discussão sobre os conceitos, remetendo a uma reflexão sobre os tratamentos didáticos mais adequados para uma postura crítica dos professores em relação ao que é apresentado nos livros didáticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work studies the treatment given to the concepts of nature, surroundings and environment in Biology textbooks approved at the Textbook National Program (PNLD) in 2012. More precisely, it presents contexts from where the students concepts are being formed when it comes to studies related to the environment, with reference to the contents in these textbooks. The qualitative research, exploratory, describes the eight approved books and directs an analysis of the chapters dealing with the chosen theme. In conclusion it is discussed about concepts, referring to a reflection about most suitable educational treatment for a critical stance of teachers as to what is presented in textbooks.pt_BR
dc.format.extent79 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologia - Livros didaticospt_BR
dc.subjectNatureza - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleConceitos de natureza, meio ambiente e ambiente em livros didáticos de biologia aprovados no PNLD de 2012pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples