Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMocrosky, Luciane Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorZontini, Laynara dos Reis Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T13:50:23Z
dc.date.available2024-04-08T13:50:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41769
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Luciane Ferreira Mocroskypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 18/12/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões sobre as ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais, na ótica dos professores tutores do Pró-letramento. Os modos de proceder são consoantes à pesquisa qualitativa, assumindo-se, nesse viés, a abordagem fenomenológica. Esse trabalho foi orientado pela interrogação: "Que ideias sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais, para os tutores, no movimento de formação do Pró-letramento em Matemática?" Tal questionamento sinalizou, de início, a relevância de um estudo sobre o Pró-letramento enquanto programa de formação continuada de professores e política pública, bem como de alfabetização matemática, letramento e outras denominações possíveis presentes na literatura sobre o ensino da matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Tendo em vista o interesse em conhecer como professores entendem as ideias que sustentam o ensino da matemática no ciclo de alfabetização de crianças, essa pesquisa foi em direção à prática, ao encontro do formador de professor para saber "como" o diálogo formativo no Pró-letramento tem revelado a compreensão do ensino de matemática nos anos iniciais. Este "como" solicitou ir à experiência vivida de quem, no movimento empreendido na ação de formar professores, encontra-se e assim se doa a compreender o ensino da matemática nos anos/séries iniciais. Fomos ao professor-tutor, ouvindo-o no último encontro do Pró-letramento em Matemática, em que sínteses compreensivas dessa formação estavam sendo compartilhadas. Os depoimentos destes docentes foram transcritos e analisados fenomenologicamente. Procedeu-se, num primeiro momento, a análise ideográfica com o destaque das ideias individuais nas falas dos depoentes. Dando continuidade, foi realizada a análise nomotética, que revelou características gerais do estudo, expressas em cinco categorias abertas à interpretação: A mantença da matemática escolar; Modos de estar professor-matemática-ensino; O aluno dos anos iniciais; Forma-ação do professor que ensina matemática; Modo de ser professor. Essas categorias, que tratam da estrutura do fenômeno pesquisado, ou seja, das ideias-que-sustentam-o-ensino-da-matemática-nos-anos-iniciais, foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com o dito pelos professores e com autores que pesquisam o tema, a qual evidenciou que as ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais são entendidas pelo que alicerça o ensino, mas também pelo que o movimenta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to clarify understandings about the ideas that sustain the teaching of mathematics in the elementary school, in the view of tutors Pró-letramento. The modes of proceeding are consistent with qualitative research, assuming, this bias, the phenomenological approach. This work was guided by the question: "What ideas support the teaching of mathematics in elementary school, to tutors, in the movement of the Pró-letramento training in mathematics?" Such questioning signaled, initially, the relevance of a study on the Próletramento while continued training of teachers and public policy program, as well as mathematical alphabetization, literacy and other possible designations in the literature on the teaching of mathematics in the elementary school. Given the interest in knowing how teachers understand the ideas that sustain mathematics teaching in the cycle of alphabetization of children, this research was toward the practice, toward the trainer of teacher to know "how" the formative dialogue in the Pró-letramento has revealed an understanding of the teaching of mathematics in the elementary school. This "how" requested to go to the lived experience of those in the movement undertaken to train teachers in action, lies and so gives himself to understand the teaching of mathematics in the initial years. We went to the teacher-tutor, listening to them at the last meeting of the program Pró-letramento, where comprehensive syntheses of such training were being shared. The statements of these teachers were transcribed and analyzed phenomenologically. We proceeded, at first, the ideographic analysis with highlighting of individual ideas in the speeches of the interviewed. Continuing, the nomothetic analysis, which revealed general characteristics of the study, expressed in five categories open to interpretation was performed: The maintenance of school mathematics; Ways of being teacher-math-teaching; The student of the elementary school; Form-action of the teacher who teaches mathematics; How to be a teacher. These categories, dealing with the structure of the studied phenomenon, in other words, the ideas-that-sustain-the-teaching-ofmathematics- in-elementary-school, were interpreted in dialogue with the researcher, what was talked by teachers and authors researching the topic, which showed that the ideas that sustain the teaching of mathematics in elementary school are understood by what supports the teaching, but also by the move.pt_BR
dc.format.extent327f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples