Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorPaula, Everton Luiz Renaud dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T17:06:07Z
dc.date.available2022-09-02T17:06:07Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41133
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 188-191pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho é um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula sob a perspectiva da teoria das mediações, sustentada por Jesus Martins Barbero e Guillermo Orozco Gomez. Na esteira das teorias de Paulo Freire, a educação é compreendida como prática de liberdade, criadora de sentidos e possibilidades. Desenvolvida sob a perspectiva da pesquisa qualitativa e sustentada nas sistematizações de Michelle Lessard-Hérbert, Gabriel Goyette e Geráld Boutin, a investigação objetiva compreender e explicar o processo de recepção de reportagens de telejornal que ocorre em sala de aula entre alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, mediado pela ação institucional da escola e pela ação pedagógica do professor. O trabalho empírico foi realizado no contexto do projeto de comunicação e educação Televisando o Futuro, tendo como mediadores o professor e a escola. A principal questão que orienta a pesquisa é: "como os alunos recebem as reportagens do telejornal quando mediados pela escola e pelo professor? ". Dessa forma, a interface entre comunicação e educação se caracteriza como base epistemológica que permite conhecer o contexto e as características do emissor, das audiências e das mensagens. A análise da recepção que ocorre em sala de aula passa pela compreensão do processo mediador construído pela ação institucional da escola e pela ação pedagógica do professor. Nesta perspectiva, os estudantes são caracterizados como alunos-audiência e encontram-se condicionados individual e coletivamente aos processos adotados pela escola e pelo docente. Ainda assim, são receptores das reportagens do telejornal, contudo mais passivos do que ativos uma vez que a pela cultura escolar e cultura da escola é possível perceber que aos alunos é dada pouca possibilidade de escolha e influência no processo de exibição das reportagens e reinterpretação. Palavras-chave: estudo de recepção, telejornal em sala de aula, escola, televisão e educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is a reception study of television news in the classroom from the perspective of the theory of mediations, supported by Jesus Martin Barbero and Guillermo Orozco Gomez. According to Paulo Freire theories, education is understood in this search as a practice of freedom, creator of meanings and possibilities. Developed from the perspective of qualitative and sustained on the research of Michelle Lessard-Herbert, Gabriel Goyette and Gerald Boutin, the objective is to understand and explain the reception process of television news that occurs in the classroom with students of 4th year of fundamentally education, mediated by institutional action of the school and the teacher's pedagogic action. The empirical work was carried out in the context of communication and education project called Televisando o Futuro, with the mediators of the teacher and the school. The main question guiding the research is: "how students receive television news reports when mediated by the school and the teacher? ". Thus, the interface between communication and education is characterized as an epistemological basis for knowing the context, the characteristics of audiences, the characteristics of the editor and the messages. The reception analysis that occurs in the classroom involves the understanding of the mediating process built by institutional action of the school and the teacher's pedagogic action. In this perspective, students are characterized as student-audience and are conditioned individually and collectively to the processes adopted by the school and by the teacher. Still, they are audiences of television news, but more passive than active since the scholar culture and the culture of the school is possible to see that students are given little choice possibilities and influence in the reception process. Keywords: reception studies, television news in the classroom, school, television and education.pt_BR
dc.format.extent330 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídia - Educaçãopt_BR
dc.subjectComunicação de massa na educaçãopt_BR
dc.titleMídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples