Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrudencio, Kelly Cristina de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Michele Santos dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-22T14:01:13Z
dc.date.available2018-03-22T14:01:13Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40899
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª.Kelly Cristina de Souza Prudenciopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 27/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f. 100-104pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa propõe analisar o enquadramento dado à ley de medios no diário Clarín, a partir do conceito media frames proposto por Robert Entman (1993). Parte-se da premissa de que as políticas voltadas para a regulamentação dos meios foram resultado do confronto político entre Cristina Kirchner e Grupo Clarín, estabelecido em 2008, cuja contextualização é realizada a partir da teoria da mobilização política ou processos políticos. Considera-se, portanto, que o debate governamental sobre a pluralização de vozes teve como propósito retaliar seu antigo aliado após uma ruptura de aliança. Uma vez configurado o confronto político, a sanção da ley de medios intensificou o conflito entre os atores, fomentando estratégias de comunicação que disputaram sua legitimidade, através do enquadramento "democracia". Isto é, enquanto a presidência defendia a medida como ação necessária para promover as demandas democráticas, a empresa argumentava que ela era um tipo de censura praticada contra a imprensa crítica e independente. Considerando que o Grupo Clarín foi o maior afetado e o principal articulador do debate em torno da ley de medios, problematizou-se de que forma esse tema foi mediado em seus textos jornalísticos. Assim, o percurso deste estudo teve como estratégia metodológica a análise narrativa direta do enquadramento noticioso do jornal Clarín. Para tal observação foram selecionados os textos jornalísticos que abordaram o tema "ley de medios" nas 98 edições que correspondem aos três meses que antecederam a data 7D. Nosso objetivo principal foi verificar quais critérios de enquadramento foram utilizados pelo jornal Clarín e se eles trataram de deslegitimar a ley de medios ao associá-la com enquadramentos negativos ao governo Kirchner. Este tipo de estudo justifica-se porque a medida foi a razão de disputa que permeou os interesses políticos, midiáticos e sociais, sendo uma questão relevante e pioneira em território latino-americano. Palavras-chave: Ley de medios. Enquadramento noticioso. Confronto político. Grupo Clarín. Cristina Kirchner.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze the framework given to the ley de medios in the daily Clarín, from the media frames the concept proposed by Robert Entman (1993). It starts with the premise that the policies for the regulation of media was a result of political confrontation between Cristina Kirchner and Clarín Group, established in 2008, whose context is performed from the theory of political mobilization or political processes. It is considered, therefore, that the government debate on the voices of pluralization aimed to retaliate his former ally after an alliance rupture. Once you set the political confrontation, the sanction of the ley de medios intensified the conflict between the actors, promoting communication strategies that disputed its legitimacy through the framework "democracy." That is, while the president defended the move as necessary action to promote the democratic demands, the company argued that it was a kind of censorship practiced against the critical and independent press. Whereas Grupo Clarín was the most affected and the main coordinator of the debate around the ley de medios, conceptualized that way this issue was mediated in their journalistic texts. Thus, the course of this study is methodological strategy to direct narrative analysis of news framing of Clarín newspaper. To this observation were selected articles that focused the theme "ley de medios" in 98 editions corresponding to the three months preceding the date 7D. Our main goal was to determine which underlying criteria were used by the newspaper Clarín and if they tried to delegitimize the ley de medios to associate it with negative frames at Kirchner government. This type of study is justified because the measure was the reason of dispute that permeated the political, media and social interests, being a pioneer and relevant issue in Latin American territory. Key-words: Ley de medios. News frame. Political contention. Grupo Clarín. Cristina Kirchnerpt_BR
dc.format.extent117f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos politicos - Argentinapt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectDiário Clarín (Jornal) - Argentinapt_BR
dc.titleLey con qué medios? : o enquadramento noticioso no contexto do confronto político entre Clarin e Cristina Kirchnerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples